divulgação
As doenças que atingem os nervos e articulações do corpo, as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) estão cada vez mais presentes no dia dos trabalhadores, trabalhadoras.
Com o objetivo de conter o crescimento delas, 28 de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Combate às LER/DORT, uma campanha que visa divulgar as formas de prevenção e alertar sobre os riscos que estas doenças podem causar nas pessoas.
Elas são caracterizadas por atividades repetitivas, que causam desgastes nas articulações e tendões dos membros superiores (mãos, braços, antebraços, etc.). Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já tiveram as doenças, mais recorrente nos membros superiores.
Prevenção
A prevenção da LER/DORT implica em mudanças na base técnica e organizacional do trabalho, em especial na diminuição da intensidade e dos ritmos de trabalho, que são acelerados por máquinas ou por metas de produção abusivas. A adequação dos postos de trabalho, atenção quanto à postura correta, variação de tarefas, utilização de pausas curtas a cada hora trabalhada, bem como alongamento muscular das regiões mais utilizadas durante as atividades diminui a sobrecarga física e psicologicamente dos trabalhadores.
De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Previdência Social, as LER/DORT atingem todos os setores produtivos, com grande incidência na agricultura, indústria e setor financeiro, sendo verificada também no setor de transporte e na construção civil.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL