CNTTL/CUT define principais lutas dos trabalhadores em transporte e logística

Para Paulinho, presidente da Confederação, metas devem ser colocadas em prática nas campanhas salariais e nos debates do dia a dia com as bases

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 19/02/2016
Imagem de CNTTL/CUT define principais lutas dos trabalhadores em transporte e logística

Seminário Nacional de Planejamento da CNTTL/CUT - foto: Felix Pereira

O balanço do Seminário Nacional de Planejamento da CNTTL/CUT foi considerado positivo pelos trabalhadores e trabalhadoras em transporte e logística dos setores aéreo (aeroportuário, aeroviário e aeronauta), rodoviário, viário (agente de trânsito), metroviário, portuário e de cargas que vieram das regiões sudeste, nordeste e sul do País. A atividade aconteceu do dia 16 a 18, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília.

Debater temas tão complexos de cada modalidade e buscar pautas em comum para unificá-las foi um dos principais desafios. Durantes três dias, os dirigentes debateram como encaminhamentos  a realização de uma nova mobilização nacional dos rodoviários para cobrar providências dos órgãos competentes sobre a necessidade de mais segurança no transporte público coletivo municipal, intermunicipal e rodoviário, que é de responsabilidade dos municípios e dos governos estaduais; bem como a obrigatoriedade de ter um segundo trabalhador no interior dos ônibus nos setores urbanos e suburbanos.


Paulinho, Carlos Silvestre e Itamar

O apoio ao Projeto de Lei 2163/2003 do deputado federal, Vicente Paulo da Silva (PT), Vicentinho, que proíbe a dupla função no setor, é uma das bandeiras.  A ideia é propor uma alteração na redação, para que destaque “a necessidade de um segundo trabalhador no ônibus”. “É necessário que os sindicatos procurem o poder legislativo da sua cidade, façam com que eles os escutem, porque somente com leis é que vamos garantir o emprego dos milhares de pais e mães de famílias. Paralelamente, vamos lutar pela estabilidade do emprego dos cobradores nas convenções e acordos coletivos”, disse o presidente da CNTTL/CUT, Paulo João Estausia, Paulinho.

Na base da CNTTL/CUT, as cidades de Sorocaba, Votorantim,  Salvador, Guarulhos, Uberlândia e em outras localidades, por exemplo, têm assegurado o posto do agende de bordo/cobrador nos veículos.

Sobre a obrigatoriedade do exame toxicológico para os motoristas profissionais
que trabalham com transporte de cargas ou de passageiros, a CNTTL defende que as empresas arquem com as despesas desse exame de seus trabalhadores.  Essa portaria, que entrará em vigor em março, é uma das novas regras da Lei do Motorista (13.103,).


No destaque, Samuel Santos, do Sindicato Nacional dos Aeroportuários


Aviação Civil,  Portos e Ferrovias
No setor aéreo, a grande preocupação é combater a privatização dos aeroportos públicos para iniciativa privada— já foram anunciados pelo governo  federal os de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis.  Previstas para este ano as concessões preveem uma redução da participação no capital desses aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).  “Nossos aeroportos são importantes para desenvolvimento econômico e social do Brasil. Não concordamos com esse desmonte do governo federal”, alerta o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários,(Sina/CUT) Samuel  Santos.

Outro tema preocupante é o Projeto de Lei que tramita no Congresso que propõe a abertura total e irrestrita, permitindo que as companhias aéreas, sejam 100% controladas por estrangeiros.  “Além do risco de um impacto direto nos empregos e de um escoamento bilionário de divisas para o exterior, as estrangeiras passariam a ditar as tarifas, colocando a população à mercê de um mercado fora do controle nacional”, explica Nilton Mota, diretor da CNTTL/CUT e do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Os combates às terceirizações nas empresas aéreas e nos portos -- prática perversa que aumenta demissão, achata salário e precariza o trabalho -- e a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) são outros temas prioritários de lutas da Confederação, que organizará manifestações em defesa dos direitos dos trabalhadores.


Dirigentes dos transportes no Seminário - foto: Felix Pereira

Sistema Viário
A regulamentação da profissão do Agente de Trânsito no Brasil, que foi reconhecida em 2014 –  projeto que está tramitando no Congresso – é outra bandeira. “Precisamos de uma Lei que contemple a todos. Não aceitamos, por exemplo, o porte de arma. Queremos um piso salarial para categoria e um plano de carreiras”, explica o diretor da CNTTL e do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Viário e Urbano, Alfredo Colleti.

Mulheres no Transporte
A realização do 2º Encontro da Mulher Trabalhadora em Transporte que debaterá a importância da luta pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres foi outro tema abordado pelas companheiras do transporte. A ideia é que ele seja realizado neste ano.

Em prática  
O presidente da CNTTL/CUT,  Paulinho, disse que a missão agora é que os dirigentes dos sindicatos e federações implementem nas suas localidades a agenda de lutas debatida no Planejamento Nacional e divulguem nos seus materiais a CNTTL.  “É importante colocar em prática nas Campanhas Salariais e nos debates do dia a dia com as bases. Nosso desafio é transformar essas lutas em melhorias que atendam a realidade de todos trabalhadores e trabalhadoras em transporte que representamos no Brasil ”, finaliza.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

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