Vale rompe compromisso com ferroviários e não pagará PLR

Sindicatos repudiam a decisão da empresa que prejudicará os trabalhadores

Por: Redação CNTTL com Sindfer e CUT
Publicação: 18/02/2016
Imagem de Vale rompe compromisso com ferroviários e não pagará PLR

divulgação

Os ferroviários na Vale, que se empenharam durante todo de 2015 para bater as metas de produtividade da empresa, não receberão a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Segundo a empresa, devido à queda no preço das commodities (matérias-primas com cotação global), não foi atingido lucro suficiente para pagar a PLR.

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer/CUT) considera a decisão uma falta de compromisso com os trabalhadores . “A Vale atingiu recordes nunca antes aferidos e simplesmente deu às costas para os trabalhadores. Ignorou o compromisso firmado com os Sindicatos e enviou um  apenas um comunicado seco”, destaca o presidente do Sindfer, João Batista. Outro ponto assustador da decisão da empresa é que ela é inegociável. "Desde que a PLR foi instituída, há 20 anos, é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, por exemplo, a PLR ficou na média de 5,1 salários", completa Batista.

Para o presidente da recente criada FITEM (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração Mineral do Brasil), Maílson Gonçalves Souza, do SINDIMINA/Serrinha e Região, ao condicionar o pagamento da PLR ao gatilho, a empresa está jogando só nos ombros do trabalhador o risco do seu negócio. “Ela está penalizando os trabalhadores por fatores que não dependem do desempenho deles. Enquanto empresa e acionistas não são penalizados, quando muito, têm seus dividendos diminuídos, mas recebem todos os anos as suas partes nos lucros”, afirma.

A presidenta da CNQ/CUT, Lucineide Varjão, chama atenção para outra importante consequência social e econômica sobre essa decisão da Vale. “Além de uma importante e merecida complementação salarial, a PLR é um recurso fundamental injetado no mercado de consumo nas cidades em que a Vale atua e em toda a cadeia produtiva, dos setores de comércio e serviços à indústria. O prejuízo das economias das cidades e estados em que a Vale atua é gigantesco. Mais uma vez, a exemplo do que acontece com a tragédia de Mariana, a Vale mostra seu descompromisso com a sociedade onde atua e de onde retira toda a riqueza mineral”, pontua.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: