“Eu sou um militante sindical em trânsito, que está no governo”

O Secretário Especial do Trabalho, José Lopez Feijóo, participou da abertura do Seminário Nacional da CNTTL

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 17/02/2016
Imagem de “Eu sou um militante sindical em trânsito, que está no governo”

José Lopez Feijóo - foto: Felix Pereira

O valor da democracia e a defesa do projeto democrático e popular para a classe trabalhadora, conduzido por Lula/Dilma nos últimos 12 anos no país, foi a tônica da abertura do Seminário Nacional de Planejamento da CNTTL/CUT , que aconteceu na noite de terça-feira (16), na sede da Contag, em Brasília.

A atividade, que termina na quinta-feira (18), reúne dirigentes dos modais aéreo (aeroportuário, aeroviário e aeronauta), rodoviário, viário (agente de trânsito), metroviário, portuário e de cargas das regiões sudeste, nordeste e sul do País.

O Secretário Especial do Trabalho, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, José Lopez Feijóo, participou da solenidade e relembrou a época em que militou no movimento sindical cutista, afirmando que “Eu sou um militante sindical em trânsito, que está no governo”.

Feijóo falou sobre o trabalho desenvolvido no Ministério que tem o papel de abrir espaços de diálogo e negociação com movimento sindical. Ele relembrou no caso do ramo dos transportes os acordos intermediados entre o governo e as Secretarias de Portos e da Aviação Civil que garantiram a manutenção de direitos fundamentais para os portuários e aeroportuários, considerado um acordo referência internacional, nas estatais e concessionárias.

Democracia e crise

O Secretário Nacional do Trabalho defendeu que a democracia é um valor que a classe trabalhadora  não pode perder de vista. “O fim da democracia destruirá todos os direitos que conquistamos ao longo dos anos. A ditadura é uma reação da elite para retirar e destruir direitos da classe trabalhadora. Não sobreviveremos em outra regime”, alerta.

Sobre a crise internacional que atingiu o Brasil em 2015 e têm reflexos neste início de ano, Feijóo disse que temos argumentos suficientes para desconstruir o discurso de parte da mídia elitista que citou que o Brasil registrou piores índices de desemprego nos últimos 20 anos.

“Em 2015, perdemos 1,5 milhão de empregos. Agora de 2002 a 2016, geramos quase 40 milhões de empregos com carteira assinada. Então não voltamos atrás não! E nesse período também a massa salarial teve aumento de 40% acima da inflação. Não podemos abrir mão desse legado que é nosso”.

O eterno metalúrgico e sindicalista também chamou atenção sobre o poder de influência do partido da mídia golpista. “Elegemos Lula, o melhor presidente que o Brasil já tive na sua história, que fez a sua sucessora, uma mulher. Estamos vivendo uma luta de classes. A elite não engole que o projeto dos trabalhadores e muito menos que saíamos com êxito nesse tempo de crise. Essa é quarta eleição que eles perderam não é à toa os ataques que o Lula está vivendo”.

Feijóo terminou sua explanação destacando que é importante o ramo dos transportes cutista mude a sua forma de comunicar com as bases. “A maioria dos boletins é corporativo, não toca em política, temos que fazer esse esclarecimento com os trabalhadores”, finaliza.

Manoel Messias, Secretário de Relações de Trabalho, do Ministério do Trabalho, também participou da abertura.


Reforma da Previdência


Feijóo anunciou que debaterá a proposta do governo de reforma da previdência -- que é criticada pela CUT porque prejudica os direitos -- no Fórum de Debates sobre Politicas de Trabalho, Emprego e Renda e de Previdencia Social nesta quarta-feira, (17), às 14h, em Brasília.

Acompanhe a cobertura completa do Seminário Nacional da CNTTL que acontece em Brasília.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: