Paralisação nacional dos tripulantes e aeroviários foi um sucesso

Em um universo de 3.060 voos em todos o País, cerca de 200 tenham sido afetados com a paralisação, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas

Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, da Redação CNTTL/CUT
Publicação: 03/02/2016 às 10:46 - Atualização: 03/02/2016 às 17:24
Imagem de Paralisação nacional dos tripulantes e aeroviários foi um sucesso

Ao megafone, Rodrigo Maciel, presidente do Sindigru, no GRU Airport e ao lado greve no aeroporto de Congonhas - Fotos: Nayara Striani e divulgação - montagem/Mídia Consulte

Terminou às 8h desta quarta (3), conforme estabelecido, a Paralisação Nacional dos Aeronautas e Aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC). O movimento grevista teve início às 6h nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

A partir das 9h30 da manhã desta quarta, as categorias farão assembleias para avaliar se a greve continua ou não na quinta-feira (4).

O movimento grevista foi organizado pelos sindicatos filiados dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, do Sindicato Nacional dos Aeroviários e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.  

Até o momento, as empresas aéreas não se manifestaram sobre uma nova proposta de reajuste. As categorias reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios retroativo à data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.  

A paralisação aconteceu em razão que o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, não apresentou nova proposta de reajuste salarial para os trabalhadores.

As categorias rejeitaram por ampla maioria em assembleias realizadas na sexta-feira (29) propostas das empresas aéreas que previam pagamentos parcelados por faixas salariais, não retroativos à data-base, 1º de dezembro.  

Movimento histórico

Nos 12 principais aeroportos do País, as categorias cruzaram os braços em peso contra a proposta indecente das aéreas.  Em Congonhas, os aeronautas deram um exemplo de unidade e pararam todo o fluxo do aeroporto.

No GRU Airport,  maior terminal da América Latina, os trabalhadores se uniram e lotaram a entrada do embarque doméstico no Terminal de Passageiros 2 (TPS2). “Esse é um momento histórico em que reúne duas importantes categorias da aviação. Que ninguém ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores”, avaliou o secretário de finanças da FENTAC e dirigente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT), Orisson Melo.

Para o presidente da FENTAC/CUT, Sergio Dias, que participou da paralisação no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a adesão em massa reflete a insatisfação das categorias. “Os trabalhadores na aviação civil estão de parabéns pelo movimento paredista, que mostrou que a unidade na luta é fundamental e reforçou para as empresas que os profissionais merecem ser valorizados", destaca Dias.

Durante a paralisação, os aeronautas em todos os aeroportos fizeram um importante alerta à sociedade sobre a fadiga e o estresse, que atinge os trabalhadores por conta da Lei do Aeronauta, que há mais de 30 anos não é atualizada.

“Os pilotos estão sofrendo com essa falta de manutenção. Isso coloca em risco a vida dos passageiros”, reforça o comandante na Gol e dirigente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Rodrigo Ribeiro.

Ele também fez uma denúncia de que não estão feitas vistorias nas bagagens e isso coloca em risco a segurança de voo dos passageiros, principalmente em um momento que o Brasil sediará os jogos olímpicos.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Rodrigo Maciel, disse que o movimento crescerá caso às empresas aéreas não avancem na proposta de reajuste.  “Não vamos deixar as empresas tomarem o que nos pertence a nós. Nós estamos pedindo o que é nosso e não vamos desistir, nem que nos tenhamos que parar todos os dias todos os aeroportos desse país. Hoje eles querem tomar 11% dos nossos salários, amanhã eles querem tomar muito mais e nós aeronautas e aeroviários vamos dizer que não e vamos lutar pelo que é nosso”, alerta Maciel.


Na foto da dir à esq: Leonardo dos Aeronautas, companheiro Jaci Afonso, Luiz dos Aeroviários e Francisco Helio dos aeroportuários, no Aeroporto JK.

Mobilização em Brasília 

Mobilização em Fortaleza 

Mobilização em Florianópolis 

Mobilização em Campinas

Impacto da greve

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a estimativa  é de que, em um universo de 3.060 voos em todos o país, cerca de 200 tenham sido afetados com a paralisação. Ou seja, menos de 10% do total de voos. "O nosso movimento cumpriu as determinações exigidas e chamamos a atenção para essa desvalorização da nossa profissão”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Adriano Castanho.

“Lamentamos ter que fazer uma greve apenas para conseguir a reposição da inflação e ressaltamos nossa preocupação com os passageiros e com a sociedade. Por isso mesmo, a paralisação foi parcial”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Rodrigo Spader.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: