Fotos: Sindigru
Para garantir melhores condições de trabalho aos aeroviários na TAM, dirigentes do Sindigru se reuniram no dia 15 de dezembro com os representantes da empresa, Roberto Baccaro, Relações Trabalhistas e Sindicais e Edilson Oliveira, Gerente Regional de Rampa do GRU, na sede do Sindicato. Na ocasião, foram discutidos os assuntos: escalas e pagamentos de feriados, folgas, cursos em dias de folga, técnicos de segurança no local de trabalho, vale-transporte, convênio médico e a sobrecarga de trabalho.
Escalas
Sobre a escala e pagamento de feriados, a TAM afirmou que detectou problemas e disse que está contratando uma empresa para desenvolver um sistema de escalas prévias. O Sindicato também cobrou um posicionamento sobre os supervisores que mantêm conduta inadequada com os trabalhadores. A empresa se comprometeu a averiguar e tomar as medidas cabíveis.
Folgas
O Sindigru também questionou sobre as folgas de dezembro. Segundo a TAM, elas serão definidas neste mês de janeiro. Em relação aos cursos em dias de folga e escala intrajornada, a empresa garantiu que se o curso for acima de 4 horas, o funcionário não tem necessidade de retornar ao trabalho.
Segurança
O Sindicato exigiu da TAM aumentar a frequência dos técnicos de segurança no local de trabalho para orientar os trabalhadores e prevenir acidentes. A empresa disse que vai estudar a questão.
Vale-transporte
Foi cobrada também pelo Sindigru a questão do desconto do vale-transporte. A TAM se comprometeu a realizar work shops com a categoria em fevereiro para esclarecer o assunto.
Convênio médico
Segundo a TAM, a troca para uma modalidade Smart 500, rede ampliada de atendimento, se inicia no dia 18 de janeiro e a partir de 1º de fevereiro começa a vigorar a utilização.
Sobrecarga
O Sindicato também cobrou satisfações em relação à sobrecarga de trabalho, que tem afetado gravemente os aeroviários na rampa. A TAM informou que está contratando mais funcionários para evitar o esgotamento da jornada.
Posicionamento
A TAM tem até o dia 14 de janeiro para oficializar um posicionamento sobre os pontos discutidos no encontro. “Esperamos que o relacionamento com a TAM se torne mais humano para beneficiar a categoria, que tanto faz para que a empresa seja referência no setor”, destaca a direção do Sindigru.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL