Aeroviários e aeronautas realizarão assembleias da Campanha Salarial nesta quinta (7)

Objetivo é construir uma contraproposta salarial que será apresentada para as empresas no dia 14

Por: Da FENTAC
Publicação: 04/01/2016
Imagem de Aeroviários e aeronautas realizarão assembleias da Campanha Salarial nesta quinta (7)

Charge: Baraldi

Nesta quinta-feira (7), os sindicatos filiados à FENTAC/CUT dos aeronautas e aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Recife, Campinas e das bases do Sindicato Nacional dos Aeronautas e Aeroviários realizarão assembleias em todo o País.

O objetivo é construir uma contraproposta salarial, que será apresentada à bancada patronal na negociação agendada para o dia 14 de janeiro. As negociações da Campanha Salarial com as empresas aéreas continuam emperradas. Já foram realizadas cinco rodadas, iniciadas em outubro de 2015, e até agora as empresas insistem no discurso do “reajuste salarial zero”.

Na última, ocorrida no dia 17 de dezembro, as empresas apresentaram novamente uma proposta econômica sem reposição da inflação e ganho real, que impõe perdas no poder de compra dos trabalhadores.
 
Segundo a proposta patronal, ao invés da reposição integral e retroativa à inflação da data-base, seriam aplicados dois abonos salariais de diferentes percentuais. O primeiro seria 7% e só seria aplicado se a taxa de câmbio em relação ao dólar caísse para R$ 3,50. E um segundo abono no percentual de 4% condicionado à aprovação do projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (AP), que prevê uma alíquota máxima de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) incidente sobre o QAV (Querosene de aviação) de 18%. Hoje essa alíquota máxima é de 25%.

Além disso, as empresas garantiriam estabilidade no trabalho até o momento de pagamento de qualquer um desses abonos e se colocariam à disposição para debater a pauta social dos trabalhadores.
 
Rejeição e Reconhecimento
A bancada dos trabalhadores, representada pela FENTAC/CUT, rejeitou em mesa essa proposta, que significa redução nos salários, porque não recompõe o poder de compra e além disso o abono não incorpora na remuneração e nos direitos dos trabalhadores. Somando a isso a proposta  indica  conceitos que não são factíveis, ou seja, que não dependem do trabalhador, mas do mercado e do Congresso Nacional. “Queremos que as empresas reconheçam o que foi produzido pelos trabalhadores nos últimos 12 meses, com a sua força de trabalho, que tem assegurado o crescimento da aviação no Brasil”, conclui Sergio Dias, presidente da FENTAC.

 

Assembleias da Campanha Salarial

Aeroviários
Em Guarulhos, acontecerão em dois turnos: pela manhã: primeira chamada às 11h30, e segunda às 12h30; e a tarde: primeira chamada às 16h30 e segunda às 17h30, na Subsede do Sindicato, localizada no térreo no Terminal de Passageiros 2 (TPS) no Aeroporto de Guarulhos. Já em Porto Alegre, acontecerá às 17h na sede do Sindicato.

Em Recife, a assembleia acontecerá às 13h30 e 14h30 na sede do Sindicato. Também acontecerão assembleias em Campinas e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Aeronautas
Serão realizadas nas bases do Sindicato em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Belém. Os locais e horários serão divulgados na próxima semana.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: