divulgação
As condições gerais ruins das rodovias brasileiras reduzem a segurança de quem circula por elas e também aumentam consumo de combustível, tempo de viagem e custos de manutenção dos veículos, de lubrificantes, de pneus e de freios.
Nas vias onde o
pavimento é considerado péssimo o aumento chega a 91,5%. Em
rodovias ruins, o aumento é de 65,6%; em regulares, 41,0%. Nas
rodovias com pavimento bom, o incremento foi calculado em 18,8%.
Quando o pavimento é considerado ótimo, não há aumento do custo
operacional. Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias
2015.
Ao considerar a média de toda a extensão de rodovias avaliadas no
Brasil, o impacto nesse custo operacional é de 25,8%, sendo que nas
vias públicas o percentual é de 29,3% e nas concedidas, de 11,3%. O
maior incremento no custo ocorre nas rodovias públicas da região
Norte (36,7%), que tem muitos trechos com problemas graves no
pavimento. E o menor se dá na malha concedida do Sudeste
(7,6%).
Como o custo do transporte, com destaque para o rodoviário, impacta
diretamente no preço final dos produtos comercializados no mercado
nacional, consequentemente, o nível de preços do país é
influenciado pelas condições não ideais da infraestrutura
das rodovias.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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