Ministério da Saúde divulga lista de precauções contra o mosquito Aedes aegypti

Cuidados devem ser redobrados principalmente antes de viajar de férias

Por: Redação CNTTL com Ministério da Saúde
Publicação: 17/12/2015
Imagem de Ministério da Saúde divulga lista de precauções contra o mosquito Aedes aegypti

Ministério da Saúde

O mosquito transmissor da dengue, zika ou chikungunya, o Aedes aegypti, se reproduz e deposita seus ovos em recipientes com água parada, por isso, não importa se você mora em casa ou apartamento, antes de viajar nas férias, é importante verificar todos os possíveis pontos que podem acumular água em sua residência.

O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança.

Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Se estes mosquitos picarem alguém infectado, eles poderão transmitir os vírus da dengue, zika ou chikungunya para muitas pessoas de uma região.

Precauções

Antes de aproveitar as férias, tire alguns minutos para verificar se sua casa está livre destes possíveis focos.

Na área externa é necessário verificar se a caixa d’água está vendada, se as calhas estão totalmente limpas, os galões, poços e tambores estão bem vendados, os pneus sem água e em lugares cobertos, as garrafas e baldes vazios e com a boca para baixo, as piscinas e fontes tratadas e se possível, tampadas e pratos de vasos de planta com areia até a borda.

Já nos ambientes internos é preciso verificar se os ralos estão tampados ou telados, se as tampas dos vasos sanitários estão abaixadas, as vasilhas dos animais de estimação estão limpas e protegidas da chuva, se a bandeja externa na geladeira está limpa e seca e se o parador de filtro de parede está limpo e seco.

Os ovos do mosquito podem ficar aderidos às laterais internas dos recipientes ou ainda nas laterais externas dos vasos, logo, é necessário que as superfícies sejam lavadas com água e sabão, sempre utilizando uma bucha. Mesmo em locais onde a água ressecou, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até um ano e se durante este período entrarem em contato com água novamente, o ciclo evolutivo recomeça.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: