Brasília: FENTAC/CUT e SNEA participam de audiência de conciliação no TST nesta sexta (4)

Solicitada pela bancada patronal, que interrompeu as negociações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários, a audiência visa chegar a um acordo de reajuste salarial

Por: Da FENTAC
Publicação: 30/11/2015
Imagem de Brasília: FENTAC/CUT e SNEA participam de audiência de conciliação no TST nesta sexta (4)

divulgação

Após o não avanço nas negociações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da CUT, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) mediará na próxima sexta-feira (4), em Brasília, uma audiência de conciliação entre a FENTAC/CUT e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca.  A sessão será mediada pelo vice-presidente do Tribunal, ministro Ives Gandra Filho.

Solicitada pela bancada patronal, que  interrompeu de forma unilateral as negociações com a bancada dos trabalhadores, a audiência visa chegar a um acordo sobre o reajuste salarial.

A FENTAC e os sindicatos filiados reivindicam
 reajuste de 15% nos salários (reposição da inflação, mais aumento real e produtividade das empresas); 20% nos pisos salariais, nos vales-alimentação, refeição e diária para os aeroviários que estiverem prestando serviços fora da cidade/país.

O presidente da Federação, Sergio Dias, espera que os aeroviários e aeronautas sejam valorizados pelo papel e funções que exercem, que têm contribuído para o excelente crescimento do mercado da aviação no Brasil, nos últimos anos. "Reforçaremos o slogan da nossa Campanha Aviação transporta o Brasil: Crise aqui não.  As condições de trabalho e o salário devem acompanhar os ganhos e avanços das empresas.  Assim como as companhias alegam ter custos (com combustíveis, manutenção, entre outros) que depois são repassados para os preços das passagens, os trabalhadores também sofrem com o aumento dos preços. Por isso, a valorização no salário é fundamental para melhorar a qualidade de vida e de trabalho do aeroviário e aeronauta", frisa o sindicalista.

Campanha

Neste ano, a FENTAC/CUT e os sindicatos filiados dos aeronautas e dos aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife e dos Sindicatos Nacionais estão negociando na Campanha Salarial as cláusulas de natureza econômica e as sociais apenas para os aeroviários. 

A data-base das categorias é 1º de dezembro e estão em Campanha na base da FENTAC cerca de 70 mil trabalhadores.

Assembleias

O Sindicato Nacional dos Aeronautas realiza assembleia com a categoria nesta segunda-feira (30) para informar sobre a audiência e próximas articulações. Já os aeroviários não tem agenda programada.

 Sindicatos filiados à FENTAC

Sindicatos Regionais de Aeroviários: Guarulhos, Campinas, Recife e Porto Alegre
Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)
Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA)
Rio de janeiro
Salvador/BA
Fortaleza/CE
Brasília/DF
Belém/PA           
Curitiba/PR
Aracaju/SE   
João pessoa/PB
Navegantes/SC  
Campo Grande/MT
Maceió/AL           
Vitória/ES                      
Maranhão             
Joinville/SC
São Luiz/MA
Macapá/Amapá
Foz do Iguaçu/PR
Palmas/TO
Florianópolis/SC
Santarém/PA
Imperatriz/MA
Natal/RN


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
WhatsApp Redação: (11) 96948-7446


Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Modalcast https://spoti.fi/2YAFWKn #Episódio 4

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: