Brasília: 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito começa nesta quarta (18)

Esta é a maior discussão do planeta sobre o tráfego em transporte terrestre

Por: Com Blog da Saúde
Publicação: 17/11/2015
Imagem de Brasília: 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito começa nesta quarta (18)

divulgação

Nos dias 18 e 19 de novembro, o Brasil sediará,  2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, a Road Safety. A maior discussão do planeta sobre o tráfego em transporte terrestre terá, entre seus objetivos, a avaliação do andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas em todo o mundo em decorrência de acidentes de trânsito. As discussões estão inseridas no Plano Global estabelecido na Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica os pontos principais que embasam o evento. “A conferência deve agregar 150 países, com dirigentes de todas as áreas relacionadas ao trânsito. Será uma chance de fazer uma análise da última década da evolução do trânsito no mundo, tanto na legislação como na segurança, além de propor um plano para os próximos dez anos. O Brasil também vai apresentar as ações que têm tomado e apresentado bons resultados, principalmente em relação à legislação. O país já impôs leis mais restritivas, acompanhadas de uma fiscalização integrada, e vem mostrando que isso reduz consideravelmente os números dos acidentes de trânsito”, disse o secretário.

Dados

 A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolvendo particularmente motociclistas está se tornando uma epidemia no país. De 2008 a 2013, o número de internações devido a acidentes de transporte terrestre aumentou 72,4%. Considerando apenas os acidentes envolvendo motociclistas, o índice chega a 115%. Em 2013, o SUS registrou 170.805 internações por acidentes de trânsito e R$ 231 milhões foram gastos no atendimento às vitimas. Do total de internações, 88.682 foram decorrentes de acidentes com motos, o que gerou um custo ao SUS de R$ 114 milhões – crescimento de 170,8% em relação a 2008. Esses valores não incluem custos com reabilitação, medicação e o impacto em outras áreas da saúde.

No mundo, a cada ano, acidentes de trânsito são a causa de 1,2 milhão de mortes e de traumas físicos em outras 30 a 50 milhões de pessoas. Os óbitos atingem principalmente crianças e jovens de cinco a 29 anos, sendo que os jovens do sexo masculino são as principais vítimas.

A conferência, que será realizada em Brasília, pretende reafirmar o engajamento da comunidade internacional em frear os fatores que causam os acidentes. A meta é salvar cinco milhões de vidas por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas - que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito, segundo a OMS.

Vida no Trânsito

O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. O foco são ações em fatores de risco como a mistura álcool/direção e a velocidade excessiva dos condutores, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir de análises dos dados, especialmente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: