Mecânicos de aeronaves de toda a América do Sul enviam carta de alerta ao presidente da LATAM

Os trabalhadores exigem que sejam tomadas providências contra a precarização da mão de obra e alertam sobre a segurança de voo

Por: Vanessa Barboza, Redação CNTTL
Publicação: 12/11/2015
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divulgação

Os mecânicos de aeronave de toda América Latina na LATAM (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira  TAM Linhas Aéreas), formularam uma carta ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto alertando sobre a segurança de voo.

O documento visa  relatar as condições em que a empresa vem tratando esta questão com relação aos mecânicos de manutenção e alertar sobre os riscos que estão correndo sobre a vida  e integridade das pessoas que voam nos aviões da companhia.

Os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão de obra, entre outros pontos.

A carta foi feita durante o encontro dos Trabalhadores da Rede LATAM realizado nos dias 4 e 5 de novembro, em Bogotá, Colômbia.

Leia a seguir no Portal CNTTL/CUT a carta enviada pelos trabalhadores:

Ao presidente da LATAM, Sr. Enrique Cueto 

Nos dirigimos a V.Sa. a fim de comunicarmos nossa preocupação em respeito aos riscos que estão correndo sobre a vida  e integridade das pessoas que voam nos aviões da LATAM.

O pessoal de manutenção representado por nossos Sindicatos  vê com preocupação, determinados feitos,  que não respondem a  meras coincidências,  senão a uma sequência de transgressões ao disposto nas regulamentações de cada país e  muitas vezes às regras internas da LATAM, tais como a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados  somente para baixar custos  de manutenção, planos de terceirização com empresas criadas somente para baixar custos a fim de não cumprir requisitos  que não são observados na LAN e projetos, como o denominado MAR (projeto que visa eliminar a inspeção do mecânico quando o avião esta em transito substituindo por um funcionário sem a devida licença para realizar a função) e o SIMPLICITY que visa diminuir os postos de trabalho simplificando a atividade do mecânico e que altera as operações de controle de manutenção na Argentina passando para outra empresa da LAN no Chile ou as referidas cartas que são entregues a alguns  mecânicos, predizendo o tempo que cada mecânico levará para reparar um avião, sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam e gerando pressões e  propensão a falhas sobre o pessoal de manutenção.

Isto posto,  consideramos que a política de segurança de voo da empresa está severamente prejudicada por políticas de redução de custos de manutenção, já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em outros.

Em incontáveis ocasiões, advertimos aos responsáveis das áreas de manutenção das empresas, sem sermos ouvidos, pelo qual nos isentamos de qualquer responsabilidade por problemas que vierem a ocorrer, responsabilizando a V.Sa. em caso de acidente por problemas técnicos.

Mecânicos de aeronaves de toda a América do Sul da LATAM 



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