SUS recebe novos remédios para combate à hepatite C

Os novos medicamentos dobram as chances de cura da doença em relação ao tratamento até agora aplicado

Por: Redação CNTTL com Portal Brasil
Publicação: 21/10/2015
Imagem de SUS recebe novos remédios para combate à hepatite C

Arte: Governo Federal

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (20) o cronograma de entrega dos novos medicamentos adquiridos pelo Brasil no exterior para o tratamento da hepatite C, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Distrito Federal já recebeu os primeiros lotes dos remédios sufosbuvir e daclatasvir, que serão entregues aos 26 estados até o início de novembro. Já o terceiro medicamento que compõe o tratamento, o simeprevir, será colocado na rede pública de saúde até dezembro.

Esses medicamentos estarão disponíveis até o final do ano para 30 mil pacientes do SUS com hepatite C. O investimento federal é de R$ 1 bilhão na importação dos remédios fabricados no Canadá, Estados Unidos e Holanda.

Os novos medicamentos dobram as chances de cura da hepatite em relação ao tratamento até agora aplicado, que incluía a injeção de remédios com efeito colateral. No modelo convencional, as chances de cura variam de 40% a 47%, após tratamento realizado entre 48 e 52 semanas. 

Sobre a doença 

As pessoas que passaram por alguma cirurgia antes de 1993 podem ter contraído hepatite C, em razão de infecção hospitalar por meio de transfusões de sangue. Até aquele ano não havia diagnóstico da doença, cujos sintomas podem demorar até 20 anos para se manifestar. A doença mata entre 350 mil e 700 mil pessoas por ano no mundo. 

O tratamento da doença começou no Brasil há 13 anos. Já foram confirmados 120 mil casos no País, dos quais 100 mil foram tratados. São cerca de 10 mil novos casos por ano. Outras formas de transmissão são o uso de drogas injetáveis, tatuagens e hemodiálise. 

Foram realizados 15.821 tratamentos pelo SUS em 2015. O sistema já cadastrou 11 mil pessoas como potenciais pacientes do novo modelo de tratamento, seguindo os critérios de classificação definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: