Unicef: “Culpar o adolescente não é solução para a violência”

Entre 21 milhões, apenas 0,01% cometeu atos contra a vida, alerta ONU


Publicação: 03/07/2015
Imagem de Unicef: “Culpar o adolescente não é solução para a violência”

divulgação

“O Brasil vive um momento em que as pessoas estão com medo, em que se sentem desprotegidas. Mas culpar o adolescente pela violência não é a solução”, afirma Mário Volpi, coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em vídeo produzido pela agência.

“Nenhum adolescente acorda de manhã e diz - Eu vou ser infrator”, observa Volpi. Segundo ele, apenas 0,01% dos 21 milhões de adolescentes no País cometeram atos contra a vida. “No entanto, a cada hora, um adolescente é assassinado no Brasil”, alerta o coordenador, lembrando  que somos o segundo país do mundo em homicídios de adolescentes.

“A solução para o problema da violência  no País é criar oportunidades   para que os adolescentes possam desenvolver seus talentos, realizar seus sonhos sem praticar delitos”, ressalta. Para Mário Volpi, o Brasil precisa de um sistema rigoroso para recuperar adolescentes infratores e interromper a trajetória.

O Unicef foi uma das primeiras organizações a emitir declarações contundentes contra a redução da maioridade penal. A agência avalia que a proposta contraria a Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Estamos diante de um grave problema social que, se tratado exclusivamente como caso de polícia, poderá agravar a situação de violência no País”, afirmou o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, em nota oficial publicada em março.

Do Portal Brasil 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros