Aeroportuários discutem campanha salarial e concessões dos aeroportos com ministro do SAC

Presidente do Sina, Francisco Lemos, alertou que os trabalhadores vão lutar contra essa prática do governo


Publicação: 10/06/2015
Imagem de Aeroportuários discutem campanha salarial e concessões dos aeroportos com ministro do SAC

Foto: Imprensa SINA

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) se reuniram com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, na segunda-feira (8), para debater a data-base da categoria. Os aeroportuários estão em campanha salarial, negociando melhores condições de trabalho e salários com a Infraero e as concessionárias que administram os seis aeroportos concedidos à iniciativa privada.

Falta de política na Infraero

O presidente do Sina, Francisco Lemos, questionou Padilha sobre a falta de uma política para a Infraero e disse que a estatal está sendo tratada pelo governo Dilma como uma carcaça que vem sendo despedaçada por predadores, mas que ainda está viva e de pé. “Queremos saber o que a presidenta Dilma quer da Infraero, se ela quer matar a empresa, ou mudar seu rumo”, questiona Lemos.

O sindicalista ressalta que os aeroportuários estão sendo torturados pela falta de coerência do governo. “Dilma diz que a Infraero é fundamental, que tem um know how único, garante estabilidade aos trabalhadores até 2020, mas não tem um plano, uma política para a empresa, e ainda anuncia a concessão de mais aeroportos da Rede, que pode resultar no fim da Infraero”, afirma.

Debate sobre concessões

A questão das concessões será debatida entre o Sina e a SAC assim que as negociações salariais forem concluídas. A pedido dos sindicalistas, Padilha comprometeu-se a priorizar a discussão sobre a data-base, a fim de avançar nesse tema, para então discutir com os trabalhadores a concessão de aeroportos da Infraero à iniciativa privada e o futuro da Infraero como empresa pública fundamental na infraestrutura do país.

Padilha também se comprometeu a conversar com a presidenta Dilma no sentido de definir uma política clara e objetiva para a Infraero. O presidente da estatal, Gustavo do Vale, e o secretário executivo da SAC e presidente do Conselho de Administração da Infraero, Guilherme Ramalho, participaram da reunião.

Próxima rodada de negociação

A próxima rodada de negociação da data-base 2015 com a Infraero acontece nos dias 16 e 17 de junho, em Brasília. Uma nova reunião com as concessionárias privadas deve ocorrer nas próximas semanas, em Guarulhos.

Novas Concessões

O presidente do Sina afirmou que os trabalhadores vão reagir com muita força para evitar essas novas concessões. A direção do Sina aponta vários problemas nas concessões já realizadas e é veementemente contrária a política de privatizações ou concessões do governo Dilma. “Para nós, aeroportuários, o governo age com um viés neoliberal disfarçado, que a cada dia torna-se mais visível e descarado. Essas concessões significam o Estado abrindo mão do seu papel estratégico, prejudicando o controle do espaço aéreo brasileiro, comprometendo a segurança do país nas suas portas de entrada e saída que são os aeroportos”, diz Lemos.

O Sindicato está mobilizando os aeroportuários de Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Salvador para lutarem pela manutenção da Rede Infraero e dos postos de trabalho. No dia 29 de maio, houve protesto no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. “O primeiro de muitos que virão”, ressalta Lemos.

O governo federal anunciou na terça-feira (9), uma nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL). O objetivo do plano é conceder à iniciativa privada várias rodovias, ferrovias e portos, assim como os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, administrados pela Infraero.

Com SINA 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: