Dilma: “Educação é indispensável para acabar com a desigualdade”

A afirmação foi feita durante o encontro da 7ª Cúpula das Américas


Publicação: 13/04/2015
Imagem de Dilma: “Educação é indispensável para acabar com a desigualdade”

Roberto Stuckert Filho/PR

Na 7ª Cúpula das Américas, iniciada na última sexta-feira (10), no Panamá, a presidenta Dilma Rousseff discursou no sábado (11) para 31 chefes de Estado. Dilma afirmou que os investimentos em educação em todos os níveis são a principal ferramenta das nações para a inclusão social e o combate à pobreza.

"Uma educação inclusiva e de qualidade, em todos os níveis, é indispensável para romper o ciclo de reprodução da desigualdade; para gerar oportunidades e inovação; para democratizar o acesso e a produção do conhecimento, como a aponta a Agenda Educativa Interamericana”, afirmou Dilma Rousseff na plenária da Cúpula das Américas.  Para a presidenta, o combate à desigualdade em todas as suas manifestações é o maior desafio das Américas neste início de século.

Dilma também ressaltou que a luta contra a desigualdade também depende de uma efetiva cooperação econômica entre os países. "Esse combate deve estimular uma verdadeira cultura e prática da integração. A integração comercial e de cadeias produtivas é um dos mecanismos capazes de assegurar que em todos os momentos e, em especial diante de problemas ou crises, possamos sustentar o desenvolvimento”, disse a presidenta. 

 

Ela agradeceu ao presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, pela “calorosa acolhida e eficiente organização" do encontro.

"Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas"

Dilma Rousseff  reiterou a importância do tema da Cúpula das Américas na construção de um futuro melhor para as nações que integram o continente. “A prosperidade, a equidade e a cooperação são valores muito caros a todos nós e, ao Brasil. Refletem o espírito que deve presidir essa nova etapa das relações hemisféricas”, declarou.

A presidenta fez um balanço dos avanços e conquistas sociais da América Latina e do Caribe na última década e observou que o Brasil venceu um dos maiores desafios das nações latino-americanas, a erradicação da fome. 

“A América Latina e o Caribe têm agora menos pobreza, menos fome, menos mortalidade infantil e materna, menos analfabetismo. Aumentamos a expectativa de vida, o Índice de Desenvolvimento Humano e o PIB per capita”, destacou a presidenta. “Em meu país, erradicamos a fome, objetivo que parecia inatingível”.

Defesa da mulher

Dilma abordou ainda temas como segurança, migrações, mudanças climáticas, combate ao tráfico de drogas, violência e discriminação de minorias. "Temos de buscar uma cooperação que privilegie um enfoque abrangente e atente para as diversas causas e consequências da violência, conferindo especial atenção aos grupos mais vulneráveis – as mulheres, os jovens, especialmente os negros, os povos originários, e as pessoas discriminadas por sua orientação sexual e identidade de gênero”.

Do Portal Brasil 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: