Greve dos aeronautas e aeroviários inicia a partir das 6h desta quinta (22)

Sindicatos realizarão assembleias, às 15h; Na sexta-feira (23), às 14h, acontecerá audiência de conciliação entre a FENTAC/CUT e o SNEA no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília


Publicação: 21/01/2015
Imagem de Greve dos aeronautas e aeroviários inicia a partir das 6h desta quinta (22)

Ato Aeroporto Santos Dumont (foto: Claudia Fonseca/SNA)

Tudo programado para a paralisação desta quinta-feira (22), das 6h às 7h da manhã (horário de Brasília) nos aeroportos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) (abaixo base FENTAC) em todo o País.

O movimento é organizado pelos sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, do Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa 22 estados, e do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

A paralisação acontecerá em razão que o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, não apresentou nova proposta de reajuste salarial e de melhoria nos benefícios sociais para os trabalhadores da aviação civil. A última proposta das aéreas foi de reajuste de 6,5% nos salários e 8% nos vale-alimentação e refeição.

A FENTAC/CUT reivindica reajuste com ganho real nos salários de 8,5% e a aplicação deste índice nos demais benefícios (como vale-refeição e alimentação).

Os profissionais da aviação também lutam por melhores condições de trabalho, pela criação de um piso para agente de check-in (para os aeroviários), bem como escalas que gerenciem a fadiga da tripulação e garantam a segurança de voo de todos.

Assembleias às 15h e conciliação no TST na sexta-feira (23)

Após as paralisações da manhã nos Aeroportos, os sindicatos filiados farão assembleias com os trabalhadores para decidir pela continuidade do movimento grevista na sexta-feira (23) ou pela suspensão temporária.

As assembleias dos aeronautas acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Belém. Os aeroviários também farão consultas às bases em Guarulhos, Campinas, Recife, Porto Alegre e nos 22 estados da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA).

Uma audiência de conciliação para retomar as negociações da Campanha Salarial está agendada para sexta-feira (23), às 14h, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre o SNEA, a FENTAC/CUT e os sindicatos filiados. “A nossa luta não é só  por ganho real nos salários, mas  por qualidade de vida e melhores condições de trabalho. Esperamos que as aéreas atendam às reivindicações dos trabalhadores na aviação que estão insatisfeitos com essa atual situação”, disse o presidente da FENTAC, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sérgio Dias.

Histórico dos reajustes salariais na aviação

Levantamento da Subseção do Dieese da FENTAC/CUT mostra que entre 2010 e 2013, quando comparadas ao indicador de preços INPC calculado pelo IBGE, as categorias apresentaram perdas salariais apenas nos três primeiros anos da série, seguidos por mais dois anos de reposição inflacionária, sem qualquer ganho real. 

Segundo o técnico e sociólogo autor do estudo, Mahatma Ramos, “a exceção dos anos de 2006, 2009 e 2010 cujos ganhos salariais superaram 1%, nos outros seis anos essas categorias tiveram ganhos reais,  representando arredondamentos dos índices inflacionários, ou bem inferiores a médias das negociações salariais no Brasil acompanhadas pelo DIEESE, ou seja, registrando ganhos que variaram entre 0,3 e 0,75%”.

O levantamento frisa também que nas últimas três datas-bases, o ganho real acumulado foi de 0,35%, percentual muito inferior ao crescimento da aviação civil (7,26%), ou mesmo da produtividade do setor ( 10,6%), no mesmo período.

Perfil da Campanha Salarial da FENTAC/CUT

Data-base: 1º de dezembro 

Estão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores: aeroviários (que trabalham no chão do aeroporto: agente de check-in/atendimento, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outros), aeronautas (que trabalham dentro da aeronave: comandantes – pilotos, co-pilotos - comissários e comissárias de voo, mecânicos e engenheiros de voo).

Rodadas de negociação realizadas

No total, foram sete entre outubro de 2014 e janeiro de 2015.

Protestos com paralisações pela Campanha Salarial

FENTAC e sindicatos dos aeroviários fizeram protestos com paralisações nos Aeroporto Santos Dumont,no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 2014 e no Juscelino Kubitschek, em Brasília, no dia 22 de dezembro.

Entrega das pautas de reivindicações ao SNEA: 30 de setembro de 2014

Bases da FENTAC no Brasil

Entre os principais aeroportos estão o GRU Airport (SP), Santos Dumont (RJ),  Congonhas (SP), Confins (BH) Galeão (RJ), Salgado Filho (RS), Viracopos (SP), Gilberto Freyre (PE) e Juscelino Kubitschek (DF) entre outros.

Regionais

Guarulhos

Campinas 

Recife

Porto Alegre

Base do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)
Todos os aeroportos do País

Base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA)

Rio de janeiro

Salvador

Fortaleza

Brasília

Belém           

Curitiba

Aracaju   

João pessoa-PB 

Navegantes-SC  

Campo grande

Macéio-AL           

Vitória-ES                      

Maranhão             

Joinville/SC

São luiz/ma

Macapá/Amapá

Foz do iguaçú/PR

Palmas/Tocantis

Florianópolis/SC

Santarém/PA

Imperatriz/MA

Natal/RN

Redação FENTAC 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: