Mortes em acidente de trânsito têm maior queda desde 1998

Segundo dados do governo federal, as fatalidades caíram 10% em todo o país


Publicação: 11/11/2014
Imagem de Mortes em acidente de trânsito têm maior queda desde 1998

Foto: divulgação

O Brasil reduziu em 10% o número de mortes no trânsito no último ano. De acordo com dados preliminares divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 40,4 mil pessoas perderam a vida em 2013 vítimas desses acidentes. Apesar de ainda alarmante, os dados mostram melhora em comparação com o ano anterior. Uma das principais causas de mortes no País, a violência no trânsito vitimou mais de 44,8 mil pessoas em 2012.

A redução é mais expressiva ao comparar dados de 1998, quando foi adotado novo Código de Trânsito Brasileiro. Configuram entre as causas para a redução do número de mortes o maior rigor nas leis de trânsito, com aumento das penalidades e maior fiscalização. Para o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília (UnB), doutor Paulo César Marques, a fiscalização inibe o comportamento nocivo do condutor, mas é menos eficaz se aplicada como única medida coibitiva.

Lei Seca

 A queda do número de vítimas do trânsito é também explicada pelo rigor da Lei Seca em todo o Brasil. Desde 2013, motoristas passaram a ser autuados em flagrante por dirigir embriagados e mudanças na legislação permitiram que o infrator fosse enquadrado como criminoso.

Além do uso intensivo do bafômetro, outras evidências passaram a ser aceitas para provar a ingestão de álcool. “A maior aplicação da Lei Seca também teve efeito especialmente na redução da sensação de impunidade”, observa o pesquisador.

O acesso a carros com itens de segurança é também apontado como fator para a redução das mortes no trânsito. Desde 2013, opcionais como airbag e freio ABS passaram a ser obrigatórios em carros fabricados dentro e fora do Brasil.

Segundo as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), até 2014 todos os veículos vendidos no país deverão conter estes itens de segurança.

Com informações da Agência PT 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: