Pernambuco: Metroviários vão cruzar os braços em defesa de mais segurança

A paralisação acontecerá na terça-feira (7) na estação Recife


Publicação: 02/10/2014
Imagem de Pernambuco: Metroviários vão cruzar os braços em defesa de mais segurança

Foto: Sindicato

Após assembleia geral realizada na terça-feira (30), os metroviários de Pernambuco decidiram, por unanimidade, decretar greve por tempo indeterminado a partir da zero hora da próxima terça-feira, (7). A informação é do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE).

A greve foi decretada por conta da falta de segurança no metrô do Recife e em defesa da integridade física e da vida dos funcionários e passageiros.

 De acordo com a entidade, contratos de vigilância têm sido encerrados deixando os trabalhadores sem segurança. O movimento não tem qualquer reivindicação salarial ou econômica.

A categoria vai realizar nova assembleia no dia (6), às 18h, na estação Recife, para definir os rumos do movimento.

O metrô do Recife tem duas linhas que atendem cerca de 400 mil usuários por dia. A categoria conta com 1800 trabalhadores.  

Descaso

Segundo o Sindicato, estações são invadidas, assaltadas e depredadas pondo em risco a vida dos trabalhadores. Estamos há mais de um ano cobrando da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do governo Federal, responsável pela empresa, medidas efetivas de segurança, já protocolamos denúncias específicas sobre o tema em todas as instâncias”, conta o diretor de comunicação do Sindicato, Levi Arruda.  

O Sindicato revela que a categoria deu um voto de confiança à CBTU quando, em reunião com representantes da empresa no primeiro semestre, ouviram a promessa de um aumento de 25% nos contratos de segurança junto ao anúncio do que chamaram de “Plano de Segurança”. “Infelizmente o descaso continua. Esperamos também um posicionamento do governo do Estado, pois há pouco policiamento próximo das estações, o que facilita ainda mais as ações criminosas”, frisa Arruda.

Mobilização

O Sindicato vai continuar visitando as bases para organizar o movimento, orientar e dar apoio aos funcionários quanto à operação padrão e ao direito de recusa – medida garantida pela legislação trabalhista, que garante ao funcionário o direito de não trabalhar em caso de situação de risco grave e iminente.

"Os companheiros seguem mobilizados, e o Sindicato vai continuar cobrando da CBTU e dos governos federal e estadual uma atitude  diante do caos da falta de segurança no Metrô do Recife", alerta a entidade.

Vanessa Barboza, da Redação CNTT

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: