Protesto em Cascavel no Paraná - foto: Sindicato
A luta pelo fim da dupla função, quando o motorista acumula a função de cobrador, volta à pauta da Câmara dos Vereadores de Cascavel, no Paraná, nesta terça-feira (16).
Na semana passada, no dia 8, após uma sessão tumultuada, a maioria dos vereadores aprovou o veto do prefeito da cidade, Edgar Bueno (PDT) ,que manteve a dupla função na cidade.
Na votação desta terça-feira, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Cascavel (Sintracovel/CUT) solicitaram ao vereador Paulo Porto (PC do B) que apresente requerimentos ao Plenário que defendem o fim desta prática nociva à saúde do motorista, já que ele foi contratado para dirigir e não cobrar.
“Nestes documentos, serão cobradas respostas da prefeitura e das empresas de ônibus que não estão cumprindo desde 2007 a Lei Municipal 4.510/07, que proíbe o motorista de dirigir, cobrar e passar troco ao mesmo tempo”, explica o presidente do Sindicato, Nelson Mendes de Borba, ao Portal da CNTT/CUT.
Segundo o dirigente, Cascavel
tem 31 veículos e quase 30% dos motoristas (90) exercem ilegalmente
a dupla função. “Temos casos de colegas que estão doentes, com
stress e depressão. Outros foram vítimas de assalto e estão tendo
que pagar do seu bolso. Essa situação do jeito que está não pode
continuar”, relata Borba.
Mobilização ocorrida, no dia 8 de setembro, em frente à Câmara
Municipal em Cascavel - foto: Sindicato
Protesto e agende de
bordo
O presidente da CNTT/CUT, Paulo João Estausia, Paulinho, participou
e prestou amplo apoio ao protesto dos motoristas em Cascavel,
realizado durante a votação do veto do prefeito, no último dia 8.
(Fotos nesta matéria - crédito:
Sindicato)
“Criamos na cidade de Sorocaba
(SP), depois de muita luta do nosso Sindicato, a profissão de
agente de bordo, implantada na década de 90. Antes desta profissão,
o sistema de ônibus em Sorocaba era um caos: havia evasão de
dinheiro e muita violência. Hoje, mudou para melhor. Eles fazem de tudo
dentro do coletivo, menos cobrar. Auxiliam o motorista e operam a
rampa para as pessoas com deficiência”, relata.
Caso a Câmara dos Vereadores de Cascavel mantenha a continuidade da
dupla função, o Sintracovel encaminhará uma representação ao
Ministério Público do Trabalho e destacará a importância de o
sistema de transporte público adotar o modelo de agente de bordo na
cidade.
Viviane
Barbosa, da Redação da
CNTT/CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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