Cascavel-PR: Câmara dos Vereadores analisa requerimento que pede fim à dupla função do motorista

O presidente da CNTT/CUT, Paulinho, apoia a luta dos trabalhadores


Publicação: 15/09/2014
Imagem de Cascavel-PR: Câmara dos Vereadores analisa requerimento que pede fim à dupla função do motorista

Protesto em Cascavel no Paraná - foto: Sindicato

A luta pelo fim da dupla função, quando o motorista acumula a função de cobrador, volta à pauta da Câmara dos Vereadores de Cascavel, no Paraná, nesta terça-feira (16).

Na semana passada, no dia 8, após uma sessão tumultuada, a maioria dos vereadores aprovou o veto do prefeito da cidade, Edgar Bueno (PDT) ,que manteve a dupla função na cidade.

Na votação desta terça-feira, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Cascavel  (Sintracovel/CUT) solicitaram ao vereador Paulo Porto (PC do B) que apresente requerimentos ao Plenário que defendem o fim desta prática nociva à saúde do motorista, já que ele foi contratado para dirigir e não cobrar.  

“Nestes documentos, serão cobradas respostas da prefeitura e das empresas de ônibus que não estão cumprindo desde 2007 a Lei Municipal 4.510/07, que proíbe o motorista de dirigir, cobrar e passar troco ao mesmo tempo”, explica o presidente do Sindicato, Nelson Mendes de Borba, ao Portal da CNTT/CUT.

Segundo o dirigente, Cascavel tem 31 veículos e quase 30% dos motoristas (90) exercem ilegalmente a dupla função. “Temos casos de colegas que estão doentes, com stress e depressão. Outros foram vítimas de assalto e estão tendo que pagar do seu bolso. Essa situação do jeito que está não pode continuar”, relata Borba.


Mobilização ocorrida, no dia 8 de setembro, em frente à Câmara Municipal em Cascavel - foto: Sindicato

 

Protesto e agende de bordo
O presidente da CNTT/CUT, Paulo João Estausia, Paulinho, participou e prestou amplo apoio ao protesto dos motoristas em Cascavel, realizado durante a votação do veto do prefeito, no último dia 8. (Fotos nesta matéria - crédito: Sindicato)

“Criamos na cidade de Sorocaba (SP), depois de muita luta do nosso Sindicato, a profissão de agente de bordo, implantada na década de 90. Antes desta profissão, o sistema de ônibus em Sorocaba era um caos: havia evasão de dinheiro e muita violência. Hoje, mudou para melhor. Eles fazem de tudo dentro do coletivo, menos cobrar. Auxiliam o motorista e operam a rampa para as pessoas com deficiência”, relata.

Caso a Câmara dos Vereadores de Cascavel mantenha a continuidade da dupla função, o Sintracovel encaminhará uma representação ao Ministério Público do Trabalho e destacará a importância de o sistema de transporte público adotar o modelo de agente de bordo na cidade.


Viviane Barbosa, da Redação da CNTT/CUT

 



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