Foto: Sindicato
Os rodoviários de Mauá, ABC Paulista, decidiram, em assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (Sintetra/CUT), em Santo André, na manhã desta sexta-feira (29), encerrar a greve do transporte coletivo.
A greve teve início no início da tarde de quinta-feira (28), quando os trabalhadores decidiram cruzar os braços após a viação Cidade de Mauá deixar de pagar a rescisão e direitos trabalhistas de alguns companheiros que haviam sido demitidos.
O empresário Baltazar José de Souza, responsável pela Viação Cidade de Mauá garantiu pagar os direitos trabalhistas dos 140 ex-funcionários. Os ônibus voltaram a circular a partir do 12h.
De acordo com o Sindicato, o
empresário se comprometeu a iniciar as homologações de ao menos 50
ex-funcionários a partir das 14h desta sexta. As outras 79 serão
realizadas na segunda-feira (01). O acordo foi firmado graças à
intermediação da Prefeitura de Mauá que se reuniu com o empresário,
grevistas e Sintetra durante a madrugada desta sexta.
Está é a segunda vez que os motoristas de Mauá entram em greve. No início de agosto, a categoria entrou em greve justamente pela falta de pagamento de R$ 2,8 milhões do passivo da Viação Cidade de Mauá. Na ocasião, a Prefeitura também intermediou as negociações e conseguiu com que o empresário Baltazar José de Souza se comprometesse com o pagamento dos direitos trabalhistas. E a garantia de que a empresa Suzantur contrataria os funcionários demitidos.
Entenda o caso
Em novembro de 2013, decisão judicial declarou inidôneas a Viação Cidade de Mauá e a outra empresa que prestava serviços na cidade, a Leblon, por fraude no sistema de bilhetagem do transporte municipal. Por conta dessa decisão, a Prefeitura descredenciou as duas empresas, e contratou emergencialmente a Suzantur para prestar os serviços.
Neste mês de agosto foi concluído processo licitatório para escolher uma nova empresa concessionária, e a vencedora foi a Suzantur, que até dezembro deve assumir oficialmente o serviço, através de contrato com duração de 10 anos, renováveis por mais 10.
Pelo novo contrato, a população ganhará um transporte e de qualidade. A nova concessionária terá que aumentar a frota de 210 para 250 ônibus, o que diminuirá o intervalo entre os veículos. Todos os ônibus serão zero quilômetro, com acessibilidade, GPS e câmeras, garantindo maior controle dos horários e segurança. Além disso, a empresa terá que instalar 300 novos abrigos de ônibus na cidade.
Redação CNTT com ABCD Maior
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL