CNTTL lamenta a morte de Clara Charf, defensora dos direitos e da democracia

Viúva de Carlos Marighella, líder guerrilheiro, ela foi aeromoça da Aerovias Brasil em 1946, profissão hoje conhecida como comissária de voo.

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 03/11/2025
Imagem de CNTTL lamenta a morte de Clara Charf, defensora dos direitos e da democracia

foto- redes sociais

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) manifesta profundo pesar pelo falecimento da companheira militante Clara Charf, ocorrido nesta segunda-feira (3), aos 100 anos.

Ligada às lutas sociais desde a juventude, ela participou de movimentos contra a repressão durante a ditadura militar e integrou organizações como o Partido Comunista Brasileiro e a Ação Libertadora Nacional. Sua trajetória inclui articulações políticas em defesa da democracia e dos direitos civis em diferentes fases da história do país. 

No ramo do transporte, Clara foi aeromoça da Aerovias Brasil em 1946, profissão hoje conhecida como comissária de voo.

Clara foi casada com Carlos Marighella, líder guerrilheiro morto em 1969 durante operação da polícia política. Após o assassinato do companheiro, a militante permaneceu ativa em iniciativas pela memória de perseguidos pelo regime e atuou em defesa de políticas de reparação. Nos anos seguintes, aproximou-se da construção partidária de esquerda no país.

Ao longo das últimas décadas, Clara filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e participou de campanhas, eventos e mobilizações.

Organizações, movimentos sociais e apoiadores lamentaram a morte da militante, destacando sua presença em atividades políticas e encontros públicos, nos quais era convidada com frequência.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Lula (PT) afirmou que “com seu falecimento, o Brasil perde uma mulher extraordinária”.

“E eu perco uma companheira de muitas caminhadas. Clara atravessou seu século de vida com uma flexibilidade bonita de quem sabia compreender o novo sem abandonar seus princípios, de quem olhava o mundo com lucidez e coração aberto”, destacou.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros