Foto: Divulgação
O Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal realizará um Encontro Nacional, de 11 a 15 de novembro, durante a COP30 (30ª Conferência das Partes sobre o Clima), em Belém (PA). Promovido pela CUT e pelas centrais Força Sindical, CTB, UGT, NCST, CSB e Pública, o evento visa fortalecer o papel do movimento sindical, debater e apresentar propostas do movimento sindical para garantir uma transição ecológica com trabalho decente em todos os setores e regiões, com qualificação profissional, salários justos e proteção social.
Para debater as pautas do evento, os representantes da centrais sindicais realizaram reunião, no último dia (24) e aprovaram um documento chamado “A Voz da Amazônia”, que reúne as principais demandas, propostas e compromissos da classe trabalhadora da região diante dos desafios ambientais, sociais e econômicos da Amazônia.
Segundo Nonato Alves, presidente da Fenamoto (Federação Nacional dos Trabalhadores Motociclistas Profissionais e Autônomos) e secretário-geral do Fórum, a carta reforça que a Amazônia “não pode ser apenas observada, precisa ser ouvida”, e defende o protagonismo dos trabalhadores na construção de um modelo de desenvolvimento que una progresso econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.
Foram definidas sete pautas estruturantes que servirão como base para o debate sindical e social durante a COP30: Transição Justa e Trabalho Decente; Negociação Coletiva e Diálogo Social; Capacitação e Formação Profissional; Criação do Comitê Central da Amazônia Trabalhadora; Valorização do Serviço Público e das Políticas Sociais; Participação Social e Fortalecimento da Democracia e Financiamento Sustentável e Fundo Verde do Trabalho.
Os eixos buscam garantir que o desenvolvimento da Amazônia ocorra com emprego, renda e dignidade, fortalecendo o papel dos trabalhadores nas decisões que moldarão o futuro da região.
O Fórum propôs ainda a criação do Comitê Central da Classe Trabalhadora, instância permanente de diálogo e monitoramento das políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho, com participação de representantes das centrais sindicais, do Governo Federal, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e de instituições parceiras.
O encontro realizada no último dia (24) contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do senador Zequinha Marinho, da presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Sulamir Almeida, do desembargador do Trabalho da 8ª Região, Paulo Isan, do superintendente do Ministério do Trabalho no Pará, Paulo Gaia, e do secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo de Belém, Maicon.
Também participaram representantes das principais centrais sindicais da região, entre eles Ivo Borges (Força Sindical/Pará), Marivaldo (Nova Central), Jhon (CTB) e Vera (CUT).
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL