"É positivo ver governo, empregadores e sindicatos sentados à mesma mesa”, diz Stephen Cotton sobre Memorando

A CNTTL, representada pelo presidente Paulinho do Transporte, é uma das entidades sindicais que assinaram o documento. 

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 17/10/2025
Imagem de

Entidades sindicais do setor de transporte e do setor patronal assinaram, no dia (16), o um termo de cooperação, chamado de Memorando de Entendimento, da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), no Rio de Janeiro. 

A CNTTL, representada pelo presidente Paulo João Estausia, o Paulinho do Transporte, é uma das entidades sindicais que assinaram o documento. "O tema da sustentabilidade chega em um bom momento, especialmente diante dos desafios enfrentados por diferentes modais. Vamos cooperar para defender as pautas dos trabalhadores em transportes", frisa.

Paulinho do Transporte, presidente da CNTTL

Entre as autoridades presentes, o Secretário-Executivo do Ministério do Emprego e Trabalho, Francisco Macena, destacou que o termo cria um espaço permanente de cooperação entre o governo, os sindicatos e o setor empresarial, voltado a garantir trabalho decente, qualificação e segurança aos trabalhadores do transporte.

“É um acordo abrangente que fortalece o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas e promove igualdade, saúde, segurança e diálogo social”, afirmou Macena.

Para Stephen Cotton, secretário geral da ITF, essa cooperação destaca a importância do diálogo tripartite para enfrentar as transformações que atingem o mundo do trabalho.  “O mundo está evoluindo. As competências de que os trabalhadores do transporte precisarão serão diferentes. É positivo ver todos — governo e empregadores — sentados à mesma mesa discutindo como cooperar, construir confiança e mudar a realidade para o Brasil como economia, mas também para os homens e mulheres representados pelos nossos sindicatos”, afirmou.


Stephen Cotton, secretário geral da ITF

Ele ressaltou que o MoU cria condições para o compartilhamento de boas práticas e para o fortalecimento de políticas que tornem o setor mais inclusivo e seguro. “Esta é uma oportunidade para redefinir o curso, garantir que todos os empregos sejam mais inclusivos para as mulheres e mais seguros para todos. A nova tecnologia e os novos combustíveis estão interligados, e precisamos aproveitar essa transição de forma justa”, disse.

O secretário-geral também agradeceu a equipe regional da ITF e aos sindicatos filiados pela parceria e empenho. “É um prazer estar de volta ao Brasil, onde temos um escritório no Rio de Janeiro, e testemunhar esse avanço no diálogo entre os setores de transporte terrestre, aéreo e portuário”, completou.

Ao encerrar sua fala, o dirigente lembrou a importância da coragem e da transparência nas relações com o poder público. “Anos atrás, não seria possível ter todos os camaradas do nosso lado na mesma mesa. Isso mostra que podemos mudar. Interagir para melhorar a sociedade e garantir um ambiente mais limpo e justo é o nosso compromisso”, concluiu.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros