CNTTL e FENTAC lamentam morte de trabalhador na pista do Aeroporto de Viracopos

As entidades sindicais reivindicam a revisão imediata dos protocolos de segurança, de investimentos para garantir condições dignas de trabalho aos profissionais da aviação, bem como exigem uma apuração rigorosa dos fatos.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 03/07/2025
Imagem de CNTTL e FENTAC lamentam morte de trabalhador na pista do Aeroporto de Viracopos

Rodrigo Augusto Lucena Barros, homem que morreu na pista do Aeroporto de Viracopos — Foto: Arquivo pessoal

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e a FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil) lamentam a notícia do falecimento do trabalhador, Rodrigo Augusto Lucena Barros, de 46 anos, ocorrido na madrugada do dia 2 de julho, na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo informações da imprensa, o funcionário da empresa terceirizada morreu atropelado na pista por uma caminhonete durante serviço de manutenção. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A causa do óbito foi trauma crânio-encefálico.

O acidente ocorreu na madrugada desta 4ª feira (2.jul.2025), por volta de 1h50, e resultou na suspensão das operações por aproximadamente 2 h no aeroporto. O velório aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, 

"Esta tragédia escancara a fragilidade das relações laborais em ambientes de alta complexidade operacional e a insuficiência das medidas de segurança adotadas. É inaceitável que vidas continuem sendo colocadas em risco em nome da produtividade", cita trecho da nota das entidades.

A nota de condolências também é assinada pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelo Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo (SAESP).

As organizações reivindicam a revisão imediata dos protocolos de segurança, de investimentos para garantir condições dignas de trabalho aos profissionais da aviação, bem como exigem uma apuração rigorosa dos fatos, para que se esclareça se houve negligência, falha ou descaso por parte das empresas envolvidas e da administração do aeroporto.

"A segurança dos trabalhadores do setor aéreo deve ser prioridade absoluta e inegociável", reforçam as entidades na nota.

As entidades sindicais se solidarizam com os familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor e consternação.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros