Vistoria no Aeroporto de Congonhas - crédito: FENTAC
A concessionária espanhola Aena, que administra o Aeroporto de
Congonhas, e a empresa terceirizada Security SATA têm o prazo de 15
dias, contados a partir de 24 de março, para implementar melhorias
nas condições de trabalho dos funcionários que atuam na operação
dos ônibus de embarque e desembarque de passageiros no
terminal.
A determinação é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que
notificou as empresas após constatar, em inspeção realizada em
Congonhas, uma série de irregularidades no espaço destinado aos
motoristas e demais trabalhadores. Caso as exigências não sejam
cumpridas, o local poderá ser interditado, segundo o
órgão.
A inspeção “surpresa” foi realizada em 24 de março, motivada por
denúncia da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação
Civil) e do Sina (Sindicato Nacional dos
Aeroportuários), entidades filiadas à CNTTL , em conjunto com
o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (SAESP), filiado
à Força Sindical.
Acidente fatal
O que motivou a vistoria do MTE foi um acidente fatal envolvendo um
funcionário da Security SATA, de 42 anos, que morreu no dia 6 de
março, atropelado por um ônibus durante uma manobra de marcha a ré
enquanto era realizada a operação de translado de passageiros até a
aeronave. Antes do acidente, os veículos desembarcavam os
passageiros e retornavam de ré, com auxílio de um balizador. O
trabalhador que faleceu exercia essa função no momento do
acidente.
Após a tragédia, a Aena alterou o procedimento de operação dos
ônibus que agora desembarcam os passageiros e saem do local
vazios, dando uma volta para se reposicionar.
“No dia do acidente, estava em fase de teste um ônibus elétrico com
câmera de ré, enquanto os demais operavam sem esse sistema. No dia
seguinte, chegaram dez novos ônibus elétricos com câmera de ré,
totalizando 21 veículos em operação hoje no Aeroporto de Congonhas
— sendo 11 equipados com câmera de ré e 10 ainda sem o sistema, que
continuam a depender de funcionários para o balizamento até a baia
de estacionamento”, informa o laudo do Ministério, divulgado
pelas entidades sindicais da aviação civil.
Ambiente de trabalho inadequado
Fotos: Vistoria no Aeroporto de Congonhas - crédito:
FENTAC
A inspeção do MTE também constatou diversas irregularidades no
ambiente destinado aos motoristas, como: mesa de refeição coberta
com toalha plástica e sem higiene adequada, cesto de lixo
destampado, pia sem torneira, cadeiras em mau estado de
conservação, e armários instalados no mesmo espaço destinado à
alimentação — contrariando normas básicas de higiene. Além
disso, foi verificada a precariedade dos banheiros utilizados pelos
trabalhadores, com sinais de deterioração, falta de higiene e
necessidade urgente de reparos.
O MTE aguarda no prazo de 15 dias que as empresas AENA e SATA façam
a melhoria nas condições dos banheiros, com medidas para garantir
limpeza e manutenção adequadas e também uma avaliação contínua da
segurança na operação dos ônibus. "É fundamental o uso de
veículos com câmera de ré e a necessidade de balizamento para os
que não possuem essa tecnologia", destaca relatório da inspeção o
órgão.
Fotos: Vistoria no Aeroporto de Congonhas - crédito:
FENTAC
Repúdio
Em nota, o presidente da FENTAC e diretor da CNTTL, o aeroportuário
de Guarulhos, Paulo Alexandre, (foto)
repudiou a conduta da Aena no Aeroporto de Congonhas e exigiu o
cumprimento rigoroso das determinações do Ministério do Trabalho e
Emprego. O dirigente criticou a atitude da
concessionária, que não autorizou a participação da FENTAC durante
a vistoria, permitindo apenas representantes do SAESP. Ele
informa que o Sina já ingressou com ações judiciais para
garantir a apuração das responsabilidades.
“Um trabalhador que morre no exercício da sua função não pode ser apenas mais um número. Vamos seguir cobrando e exigindo: segurança já e condições de trabalho decente para todos os trabalhadores do Aeroporto de Congonhas”, conclui o sindicalista.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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