Na COP 29, CNTTL e ITF  Brasil defendem preservação do meio ambiente e garantia dos direitos dos trabalhadores

A nova meta climática do Brasil no Acordo de Paris estabelece o compromisso em reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa de 59% a 67% em 2035.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 21/11/2024 às 12:48 - Atualização: 21/11/2024 às 18:12
Imagem de Na COP 29, CNTTL e ITF  Brasil defendem preservação do meio ambiente e garantia dos direitos dos trabalhadores

Delegação da CNTTL e ITF - foto: divulgação

Representando a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), o assessor Lúcio Lima, dirigentes e assessoria da ITF (Federação Internacional dos trabalhadores em transportes) participam da COP 29, a maior conferência global sobre mudanças climáticas, que acontece em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro.

O evento  reúne representantes dos países signatários, sociedade civil, além de grupos privados e acadêmicos em busca de avanços e medidas que visam o combate às mudanças climáticas de maneira ampla.

Promovido pelas Nações Unidas, a 29ª Conferência das Partes (COP29) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) discute de forma contundente as ações de financiamento climático, ou seja, segundo o Governo Federal, o encontro vai definir o volume de recursos que os países desenvolvidos deverão enviar para os países em desenvolvimento, em apoio à transição rumo à economia de baixo carbono.



“Defendemos uma transição justa, na qual os direitos dos trabalhadores não sejam afetados com as transformações que já estão ocorrendo. Junto com a ITF estamos debatendo a garantia dos postos de trabalho, a preservação do meio ambiente e ampliação de direitos da classe trabalhadora junto aos governos e empresários do ramo de transportes de todo o mundo”, explica Lima.

Papel do Brasil

O Brasil está em destaque na COP 29. A nova meta climática do Brasil no Acordo de Paris, anunciada na última semana, será entregue pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP29.

A segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira estabelece o compromisso do país em reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa de 59% a 67% em 2035, na comparação com os níveis de 2005. Isso equivale, em termos absolutos, a uma redução de emissões para alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente em 2035.

Em 2025, o Brasil será o país anfitrião da COP30, que ocorrerá em novembro na cidade de Belém, no Pará.





Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros