CNTTL, Fenamoto, Fetramoto e Fenordest entregam pauta dos motofretistas e motociclistas ao Ministério do Trabalho

O documento destaca propostas voltadas à melhoria das condições de trabalho, segurança e qualidade de vida dos cerca de 10 milhões de trabalhadores que utilizam motocicletas no país.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 06/11/2024
Imagem de CNTTL, Fenamoto, Fetramoto e Fenordest entregam pauta dos motofretistas e motociclistas ao Ministério do Trabalho

Da esquerda para direita: os presidentes Pedro (Fenordest), Nonato (fenato) Rogério (Fetramoto) e Paulinho (CNTTL).

Dirigentes da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e das entidades sindicais dos trabalhadores motofretistas e motociclistas (Fenamoto, Fetramoto e Fenordest) se reuniram na última terça-feira, dia 5, com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.

Durante o encontro, os sindicalistas apresentaram ao Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e ao assessor do MTE, Carlos Grana, uma pauta unificada com propostas voltadas à melhoria das condições de trabalho, segurança e qualidade de vida dos cerca de 10 milhões de profissionais que trabalham com  motocicletas no país.

O documento elaborado pelas entidades sindicais destaca o aumento preocupante de lesões de trânsito envolvendo motociclistas. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2020, foram registradas mais de 190 mil internações em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais conveniados, sendo 61,6% desses casos envolvendo motociclistas.

Além disso, os dados indicam que, na faixa etária de 15 a 39 anos, foram registrados 32,7 mil óbitos, dos quais 36,7% eram motociclistas.



“Protocolamos no gabinete do ministro Luiz Marinho um documento unificado, que propõe medidas importantes para reduzir e prevenir acidentes envolvendo esses trabalhadores nas vias, com a implementação de ações educacionais e a criação de comissões integradas pelo governo federal, órgãos de transporte e sindicatos dos trabalhadores para debater pautas específicas”, explica o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, conhecido como Paulinho do Transporte.

Em resposta, Gilberto Carvalho informou que o Ministério do Trabalho e Emprego formalizará retorno das pautas das entidades sindicais no prazo de 20 dias e destacou que alguns temas propostos serão encaminhados aos ministérios competentes.


Da esquerda para direita: os presidentes Pedro (Fenordest), Nonato (Fenamoto) Rogério (Fetramoto) e Paulinho (CNTTL). 







Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros