FENTAC divulga estudo que defende periculosidade para aeroviários

As empresas aéreas propuseram revisão da NR 16 que garante hoje esse direito aos trabalhadores.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 26/06/2024
Imagem de FENTAC divulga estudo que defende periculosidade para aeroviários

Dirigentes sindicais em Brasília - foto: Fentac/CUT

A saúde e a segurança dos aeroviários que trabalham no pátio de manobras e hangares nos aeroportos correm risco. Esse alerta é da FENTAC (Federação dos Trabalhadores em Aviação Civil)  que representa os trabalhadores no país.

Segundo a Federação, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) propôs uma revisão da Norma Regulamentadora do Trabalho número 16  (NR 16) que garante hoje o pagamento de um adicional de periculosidade para os funcionários que trabalham nas pistas e pátios.

Eles são responsáveis pelo abastecimento da aeronave, ficam debaixo do avião e estão expostos todos os dias ao cheiro de querosene e gasolina da aviação, que são poluentes e tóxicos.


Foto: estudo do DIESAT
 

Para barrar essa medida das empresas, os representantes dos trabalhadores da aviação apresentaram à Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) em Brasília, no dia (25),  documento do DIESAT ( Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho) que defende a manutenção do adicional de periculosidade para os trabalhadores da pista e hangares. Essa Comissão reúne representantes do governo federal, das empresas aéreas e dos sindicatos de trabalhadores.

“Foi uma excelente apresentação. Citei a antipatia, a falta de ética e o desprezo pela vida humana por parte da bancada patronal. Antipatia porque não é cabível uma mudança na NR16 sendo que o perigo existe. O querosene da aviação pega fogo e tem maior risco de explosão. Além de fazer mal para a saúde do trabalhador e para o meio ambiente” disse o presidente da FENTAC, Paulo Alexandre.

Segundo o dirigente, a luta em defesa da  NR16 continuará em outubro com a realização de um debate ampliado com a participação das empresas e trabalhadores.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros