Mulheres da FUTAC aprovam ações pela Convenção 190 da OIT e contra massacre na Palestina

Evento internacional, realizado em Sorocaba-SP, reuniu sindicalistas de nove países.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 06/03/2024
Imagem de Mulheres da FUTAC aprovam ações pela Convenção 190 da OIT e contra massacre na Palestina

fotos evento internacional

Mulheres sindicalistas do Brasil, Cuba, Venezuela, Peru, Colômbia, Espanha, Argentina, Uruguai, Chile e México aprovaram ações conjuntas para dar visibilidade às pautas de gênero durante o 2° Encontro Internacional da FUTAC (Federação Unitária do Transporte, Portos, Pesca e Comunicação da América e Caribe), realizado nos dias 4 e 5 de março, em Sorocaba, no estado de São Paulo.

O evento debateu o "Papel das Mulheres Líderes na Representação dos Trabalhadores na Defesa dos Direitos Laborais e Direitos Humanos", e contou com o apoio da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), da FSM (Federação Sindical Mundial) e da UIS (União Internacional dos Sindicatos).

O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, Paulinho, defendeu a realização de uma campanha permanente para garantir o espaço de participação das mulheres em todas as entidades sindicais, reforçou a defesa da igualdade de oportunidades e a luta por ambientes de trabalho sem violência e assédio.

“A CNTTL, juntamente com a FUTAC e a UIS, têm o compromisso de exigir que o espaço das mulheres seja garantido em todas as instituições sindicais. Como vamos mudar a pauta do machismo, que é histórica e cultural, se nós não dermos espaço para as mulheres e todos os gêneros de participarem do debate e da construção do direito de igualdades e oportunidades?”, questionou.  

Paulinho também pontuou a importância de lutar contra os ataques/fake news da extrema direita no Brasil e no mundo e continuar denunciando os bloqueios dos EUA a Cuba e Venezuela que duram há anos.

Mobilizações contra o massacre de Israel

Paulinho (foto) também elogiou a fala corajosa do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que pediu o fim da matança de Israel contra mulheres e crianças na Faixa de Gaza, na Palestina, durante seu discurso no encontro na Etiópia da União Africana. O presidente da CNTTL propôs a realização de mobilizações no Brasil e internacionais contra o massacre de Israel ao povo palestino, pedindo o fim da guerra.

“Não somos eleitos apenas para discutir a Campanha Salarial. O Sindicato tem um papel mais amplo. O sindicato não é um prédio, mas somos todos nós, que temos a obrigação de fazer a transformação da sociedade”, disse Paulinho, sob aplausos das mulheres sindicalistas brasileiras e estrangeiras.

Ratificação da Convenção 190 da OIT

Outra importante luta aprovada no 2º Encontro Internacional das Mulheres da FUTAC foi pela ratificação da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência e assédio com base em gênero.

Dos países que participaram do evento da Federação, já ratificaram a medida: Argentina, Chile, Espanha, México, Peru e Uruguai  e mais 32 países., segundo a OIT.

No Brasil, o presidente Lula reconheceu a Convenção 190 da OIT e encaminhou, em 8 de março de 2023, ao Congresso Nacional para ratificação e incorporação no ordenamento jurídico brasileiro. Atualmente, o tema está em discussão nas comissões da Câmara dos Deputados.

“Essa luta é de todos nós homens e mulheres. Devemos levar as resoluções desse evento internacional, como a Convenção 190, aos sindicatos e replicar para os trabalhadores nas bases em nossos países”, disse o secretário geral da FUTAC, Ricardo Maldonato.

Pesquisa da OIT citada pelo governo federal aponta que, apesar de a violência e o assédio moral e sexual no trabalho atingirem homens e mulheres, indiscriminadamente, as mulheres jovens têm o dobro da probabilidade de enfrentar o problema, sendo que entre as migrantes a situação é ainda pior. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial do países que mais matam mulheres.

Agendas internacionais

Maldonato informou que acontecerão do dia 13 a 15 de junho o 3º Congresso da FUTAC e nos dias 22 e 23 de julho, o Encontro das Mulheres Peruanas, no Peru.

Participações no 2º Encontro das Mulheres da FUTAC

Entre outras lideranças, marcaram presenças Wagner Meneses, o Marrom, secretário de Transporte e Logística da CUT; Marcos Lombardi, presidente da FUTAC; Ricardo Maldonado, secretário da FUTAC; Julia Palacios Pereira, Sindicato dos Órgãos de Controle da Colômbia; Erlin Rondon, secretária geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Comunicação em Cuba e dirigente da FUTAC; Carmela SIfuentos Inostroza, coordenadora da Mulher Latinoamericana Sindicalista; Odalis Monson, vice-presidente do Monolitas (Movimento Missão Transporte) da Venezuela; Isabel Torate Rodriguez, deputada da Assembleia Nacional da Venezuela; Márcia Viana, Secretária da Mulher da CUT-SP, e o sociólogo Sérgio Ribeiro, vice-presidente estadual do PT.



Com informações de Carlos Araújo, assessor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: