CNTTL participa do I Congresso Nacional "Marcelo Silvera: 50 anos da Greve Geral" no Uruguai

Promovido pela SUTCRA (União Única dos Ramos de Transporte de Cargas e Correlatos), o Congresso reuniu dirigentes e caminhoneiros do Uruguai, Brasil, Paraguai e Argentina.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 29/05/2023
Imagem de CNTTL participa do I Congresso Nacional

Reprodução Youtube evento da SUTCRA

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte) participou nos dias 25 e 26 de maio do I Congresso Nacional "Marcelo Silvera: 50 anos da Greve Geral" que aconteceu, em Montevideo, no Uruguai. A Confederação foi representada pelo presidente  Paulo João Estausia, Paulinho, e pelos diretores Adalberto Carvalho, o Dadá, e Carlos Alberto Litti Dahmer.

Promovido pela SUTCRA (União Única dos Ramos de Transporte de Cargas e Correlatos), o Congresso reuniu dirigentes e caminhoneiros do Uruguai, Brasil, Paraguai e Argentina. Foram debatidos agenda de lutas e problemas que afetam a organização dos caminhoneiros nesses países.

"Essa foi uma importante oportunidade na qual debatemos uma política global para o transporte rodoviário de cargas de todos da América Latina. Nossa Confederação representa 17 milhões de trabalhadores de todas as modalidades em transporte. Somos a maior entidade sindical do Brasil. Os problemas que enfrentamos no nosso país são semelhantes aos que vocês passam em seus países", disse o presidente da CNTTL, Paulinho aos delegados e delegados. 

Durante sua exposição, Paulinho falou que a classe trabalhadora brasileira vive uma nova fase de esperanças com o retorno de Luis Inácio Lula da Silva no comando da presidência da República.

"As esperanças voltaram com o governo Lula. Estamos conseguindo avançar nas pautas dos caminhoneiros. Estamos  empenhados e envolvidos com a reforma sindical. A expectativa é que nos próximos 60 dias seja aprovado esse novo modelo que retomará a autonomia sindical para que possamos fazer os embates em defesa da classe trabalhadora", disse o presidente da Confederação.

Paulinho falou também sobre a importância da igualdade de gênero no ramo, destacando que 40% das motoristas brasileira são mulheres e a Confederação tem como prioridade a  luta pela equiparação salarial entre mulheres e homens. O dirigente também abordou as preocupações com o avanço tecnológico nos setores de transporte. (Confira vídeo abaixo)

Litti Dahmer enalteceu em sua fala a importância da unidade na luta das entidades internacionais. "A mesma luta que a SUTCRA e a CGT Uruguaia encabeçam em defesa da classe trabalhadora é a mesma do povo brasileiro. Temos que unificar as nossas mobilizações e lutas, arregaçar as mangas e ir para as ruas", frisou. 

Lutas conjuntas em nível internacional 

Entre os principais encaminhamentos do  I Congresso Nacional "Marcelo Silvera da SUTCRA, os dirigentes aprovaram ações de lutas conjuntas como por exemplo: a criação de uma Coordenação Internacional de Trabalhadores e Cooperativas de Transportes de Cargas e Logística, estabelecer uma comunicação permanente entre as organizações para reforçar as lutas internas em cada país e definir ações eficazes e unitárias de lutas entre os trabalhadores do setor de cargas. 

Outras propostas de lutas são a criação de pontos de descaso para os caminhoneiros com infraestratura e condições dignas para os trabalhadores e trabalhadoras nas rotas internacionais; apoiar a posição do Sindicato dos Trabalhadores do Paraguai contra a entrada de veículos de três rodas, bem como aderir conjuntamente às lutas dos  trabalhadores da Argentina e do Brasil. 

Confira fala do presidente da CNTTL e do diretor Litti Dahmer 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: