CNTTL participa de 1º Encontro das Mulheres da FUTAC em Cuba

As diretoras da Confederação, Andreia Mattezi e Roberta Vieira, participaram do evento representando o ramo do transporte brasileiro.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 04/05/2023
Imagem de CNTTL participa de 1º Encontro das Mulheres da FUTAC em Cuba

Evento em CUBA da FUTAC e Ricardo Stuckert / PR

A FUTAC (Federação Unitária de Transportes, Portos, Pesca e Comunicação na América) e a Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) realizaram nos dias 3 e 4 de maio a 1ª Reunião "FUTAC Mulher: desafios no século XXI".

O evento reuniu mulheres sindicalistas da Colômbia, Argentina, Chile, Cuba, Uruguai, México, Peru, Venezuela, Panamá, Equador e Brasil.

As diretoras da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), Andreia Mattezi e Roberta Vieira, participaram do evento representando o ramo do transporte.

As trabalhadoras debateram experiências compartilhadas nas lutas sindicais em seus países.  Grisel Reyes León, Vice-Ministra de Comunicações de Cuba, abriu o evento e explicou as ações que o país está desenvolvendo na implementação do Programa para o Avanço da Mulher. 

Ela explicou que 45,1% de todos os trabalhadores do sistema de Comunicação são mulheres e do total de gerentes, 44,5% são mulheres. “Manter e aumentar a representação das mulheres no total de recursos humanos e nos cargos de decisão bem como estimular a participação de mulheres e jovens nos concursos são algumas ações da nossa gestão”, disse a representante do governo cubano León.

Vitória no Brasil para as mulheres

Uma importante vitória para as mulheres aconteceu na quinta-feira, dia (4), na Câmara dos Deputados.  Por 325 votos favoráveis e 36 contrários, foi aprovado o o Projeto de Lei 1085/23 do governo Lula (PT) que determina a igualdade salarial entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. 

A medida determina que empresas com mais de 100 empregados publiquem, a cada seis meses, relatórios de transparência salarial. O texto agora segue para o Senado para votação e se aprovado irá à sanção presidencial para passar a valer.

As diretoras da CNTTL, Andreia e Roberta, comemoraram a aprovação na Câmara. “Essa é uma vitória das mulheres contra o machismo e que, de uma vez por todas, tenhamos salários iguais para trabalhos iguais. Esperamos que o Senado mantenha a aprovação”, destacaram. 

Participantes do Encontro Internacional 
O 1º Encontro “Mulher FUTAC, desafios e desafios no século XXI” foi presidido por: Ricardo Maldonado Olivares, Secretário Geral da Federação Unitária de Transportes, Portos, Pescas e Comunicações da América - FUTAC; Erlin Rondón, Vice-Presidência Feminina - FUTAC e Secretária Geral da União Nacional do SNTCIE de Cuba; Fermín Umpierre Iraola, Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Portuários de Cuba; Ernesto Freire, Gerente do Escritório da Federação Sindical Mundial, Escritório das Américas; Mayra Arevich Marín, membro do Comitê Central do PCC e ministra das Comunicações e Grisel Reyes León, vice-ministro das Comunicações.
 

Agenda Internacional

Nos dias 5 e 6, Andreia e Roberta integram as delegações internacionais em visitas a Havana Velha, pontos históricos e símbolos da Revolução, retornando ao Brasil no domingo, 7 de maio.

 

Presidente celebra aprovação na Câmara de projeto que prevê igualdade salarial entre mulheres e homens

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: