SNA denuncia condições precárias de trabalho na DNATA de Natal

Entre as irregularidades, os trabalhadores são impedidos de beberem até água

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL com Claudia Fonseca do SNA
Publicação: 09/03/2023
Imagem de SNA denuncia condições precárias de trabalho na DNATA de Natal

Os trabalhadores aeroviários na DNATA (empresa que presta serviços auxiliares nos aeroportos) no aeroporto de Natal  estão trabalhando em situações precárias e até são impedidos de beberem água. A denúncia é do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) que encaminhou nesta quinta-feira (9) essas denúncias ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

Segundo o Sindicato, as irregularidades cometidas pela DNATA do Aeroporto de Natal incluem: precariedade e grande concentração de sujeira nos ambientes aonde ficam armários e banheiros.

Além de muito pequeno, o local aonde são realizadas as refeições não possui micro-ondas para esquentar a comida e fica cheio de goteiras quando chove.

Outro problemas destacam que as férias são avisadas  apenas dois ou três dias antes de iniciarem, impossibilitando os profissionais de se programarem.

A reuniões com as gestões são intimidadoras, resultando quase sempre em assédio moral, e a  gerência proíbe profissionais da rampa de beberem água durante o atendimento de voos.

"Geralmente, não há tempo de descanso entre o suporte a uma aeronave e outra, trabalhadores ficam impossibilitados de se hidratarem na pista", informa nota do SNA.

Mais irregularidades

Os funcionários com carga horária de três e quatro horas diárias são obrigados a fazer hora extra de até duas horas, sem direito a intervalo. Os que atuam com jornada de seis, com frequência também não conseguem uma pausa durante as atividades.

Os profissionais não recebem a remuneração dos domingos e feriados trabalhados, conforme estabelecido pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria;

Também não há profissionais suficientes nas operações de aeronaves e trabalho que deveria ser realizado por duas ou três pessoas, é feito por um único aeroviário.

Esclarecimentos
Após a denúncia ao MPT, a DNATA pode ser intimada a prestar esclarecimentos. A empresa é contratada pelas companhias aéreas Latam, Gol a Azul, co-responsabilizadas pela política adotada por essa prestadora de serviços com seus funcionários. Em nota, a direção do SNA lamenta que empresas bem posicionadas no mercado insistam em terceirizar suas atividades para esse tipo de gestão.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: