Dirigentes dos trabalhadores da aviação debatem futuro da Infraero com Ministro Marcio França

A defesa e o fortalecimento da Infraero foi um dos pontos de pauta da reunião.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 20/01/2023
Imagem de Dirigentes dos trabalhadores da aviação debatem futuro da Infraero com Ministro Marcio França

Presidentes e dirigentes dos sindicatos aeroviários, aeronautas e aeroportuários - Foto: Reprodução Youtube Sina

Representantes sindicais dos aeroportuários, aeroviários e aeronautas se reuniram nesta sexta-feira, dia (20), com o Ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, em Brasília. Essa é a primeira reunião do governo Lula com os trabalhadores do setor da aviação civil. 

Participaram os presidentes do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), do Sindigru (Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos) e da FENTAC ( Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), Paulo Alexandre, que é diretor da CNTTL, e o diretor do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra.

Na ocasião, os sindicalistas conversaram com o Ministro sobre o documento elaborado pela FENTAC, filiada à CNTTL, que reúne as principais preocupações e reivindicações dos profissionais dos setores da aviação, que foi entregue em setembro do ano passado, ao então candidato Lula. Na época, o documento foi enviado para todos candidatos, somente Lula respondeu.

“A reunião foi muito boa. O Ministro disse que o presidente Lula falou que antes de conversar com os empresários é importante ouvir os trabalhadores", disse Francisco Lemos, presidente do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários).

Lemos disse que França convocou todos os membros do Ministério para participar da reunião, disse que serão realizadas com cada categoria da aviação e concordou em debater o Projeto da Aviação Regional para fortalecer a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). 

O presidente do SINA disse que o Ministro que utilizada a sede da Infraero, localizada próximo aeroporto de Brasília.  “Ele gostou da sugestão”, disse.

Perguntado a França, como ficarão as futuras concessões dos aeroportos, que iniciaram no governo passado, Lemos disse que não sabe, mas o compromisso com a defesa da Infraero é certo. 
 

 


Mudança de comando na Infraero

O Ministro Marcio França já começou a trocar os conselheiros de administração dos aeroportos da gestão passada. Segundo coluna do jornalista, Lauro Jardim do O Globo, na última segunda-feira, dia (16), destituiu  Anderson Torres do conselho de administração da concessionária que opera o Galeão, que evitou que o ex-ministro ganhasse R$ 13 mil em jetom. 

Outros dois ex-ministros de Jair Bolsonaro estão na lista de próximos a serem destituídos de conselhos ligados à Infraero. Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente, que também compõe o conselho de administração que opera o Galeão, e Bruno Bianco, ex- AGU, que integra o conselho de administração que opera Guarulhos, serão substituídos em breve.

Principais propostas do Documento da FENTAC
No documento, as entidades pedem o fim da terceirização irrestrita e a participação de trabalhadores nos conselhos consultivos de ministérios, secretarias e agências. Outras propostas reivindicam a aposentadoria especial por manipulação de agentes nocivo, tempo de serviço e destacam a importância da qualificação profissional, da segurança do trabalho e de voo.

Defesa da Infraero
As entidades sindicais defendem no documento a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). "Uma empresa como a Infraero traz a segurança necessária para colocar o equipamento aeroportuário em ordem. A expertise de 50 anos da empresa pode fomentar o setor de maneira vigorosa, impulsionando o turismo, agronegócio, indústria e comércio, gerando assim emprego e renda", cita trecho do documento.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: