Aeroviários fecham campanhas salariais na aviação regular e Táxi Aéreo com conquistas

O reajuste nos salários e benefícios foi de 5,97% e categoria conquistou o direito à folga agrupada mensal e a garantia semestral de levar filhos de até seis anos ao médico.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL, com Claudia Fonseca, jornalista do SNA
Publicação: 27/12/2022
Imagem de Aeroviários fecham campanhas salariais na aviação regular e Táxi Aéreo com conquistas

Foto: SNA

Os aeroviários, funcionários das empresas aéreas que trabalham em atividades em solo que asseguram a segurança de voo nos aeroportos, encerraram a campanha salarial.

Segundo o SNA, sindicato nacional da categoria, 99,54% da categoria aprovou em assembleias  a pauta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). Dirigentes sindicais realizaram assembleias em 15 e 16 de dezembro para consultar trabalhadores e trabalhadoras.

O SNEA representa companhias aéreas como Azul e Gol. A Latam, que realiza negociações em separado, teve a pauta também aprovada pelos profissionais da aviação civil nas assembleias realizadas pelo SNA em 29 e 30 de novembro. 

Além do reajuste nos salários, pisos, VA e VR de acordo com o INPC (Índice Nacional do Preço do Consumidor) do período, que representa o índice de 5,97%, categoria também vai ser beneficiada com duas novas cláusulas: o direito à folga agrupada mensal e garantia semestral de levar filhos de até seis anos ao médico.


Na proposta anterior, que contou com 100% de rejeição dos aeroviários e aeroviárias, empresas apresentaram como proposta uma série de retiradas de direitos trabalhistas da CCT e da Regulamentação Profissional, em troca do reajuste salarial de acordo com o INPC. E não aceitaram a inclusão de nenhuma cláusula social.

Segundo o SNA, durante as assembleias, profissionais foram informados pelos dirigentes sindicais que, em caso de recusa da proposta de atualização da CCT, restariam duas alternativas: levar as negociação para mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) ou mobilização para uma greve.
As companhias aéreas apresentaram a proposta final e não estavam mais dispostas a dar continuidades às negociações. Diante o quadro, a maioria optou por aprovar a nova CCT, que já entra em vigor na próxima folha de pagamento.

Táxi Aéreo

Também encerrou a campanha salarial os aeroviários que trabalham nos heliportos. O SNA informa que  90,94% da categoria dos trabalhadores aprovou a proposta de atualização da CCT apresentada pelo SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo).

"Os profissionais aceitaram 80% de reajuste do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) nos salários; 100% de reajuste do INPC nos pisos, VA, VR e demais cláusulas econômicas; manutenção de todos os direitos garantidos na CCT atual; garantia da data-base.  O percentual representa apenas as bases do SNA. Porém, a Campanha Salarial de Táxi Aéreo 2022/2023 foi um processo conjunto, realizado com os sindicatos filiados da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil)", explica nota do SNA.

A direção do SNA também parabenizou a mobilização da categoria aeronauta com seu movimento de greve, que aconteceu em função do impasse nas mesas de negociação.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: