Dirigentes brasileiros e latino-americanos aprovam defesa da democracia e apoio à candidatura de Lula presidente

Foram dois dias de evento internacional que reuniu cerca de 70 dirigentes sindicais do ramo dos transporte, logística, serviços públicos e comunicações.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 19/08/2022
Imagem de Dirigentes brasileiros e latino-americanos aprovam defesa da democracia e apoio à candidatura de Lula presidente

Dirigentes do Brasil e da América Latina e assessoria da CNTTL e FUTAC- foto: Felix Pereira

Terminou na última quinta-feira, dia (18), o Encontro Latino Americano organizado pela  CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e pela FUTAC (Federação Unitária de Transportes, Portos, Pesca e Comunicação na América), realizado em Brasília.

Foram dois dias de evento internacional que começou no dia (17) e reuniu cerca de 70 dirigentes sindicais do ramo dos transporte, logística, serviços públicos e de comunicações do Brasil, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Peru, Argentina, Venezuela, Panamá, Cuba e Equador.

Os dirigentes trocaram experiências sobre a esperança de avanços nos direitos e nos programas sociais nos governos progressistas recém eleitos na América Latina e falaram sobre os retrocessos sociais e econômicos no governo de extrema direita de Bolsonaro no Brasil.

O presidente progressista mais recente eleito na América Latina foi Gustavo Petro na Colômbia. Os demais foram Gabriel Boric no Chile (2021), Xiomara Castro em Honduras (2021), Pedro Castillo no Peru (2021), Luis Abinader na República Dominicana (2020), Nayib Bukele em El Salvador (2019), Alberto Fernández na Argentina (2019) e Andrés Manuel López Obrador no México (2018).

Os trabalhadores e trabalhadoras também aprovaram lutas importantes, entre elas, a defesa intransigente da democracia no Brasil contra qualquer tentativa de ataque golpista por parte do atual presidente e apoio à candidatura de Lula à presidência do Brasil, bem como a garantia de sua posse, em uma eventual vitória.


Foto: Paulinho - crédito Felix Pereira 
 

"Aprovamos o compromisso com os trabalhadores com eleição e lisura do processo eleitoral no Brasil, bem como a garantia da posse do presidente Lula. Nossos companheiros e companheiras da América Latina também declaram amplo apoio à candidatura de Lula que para nós brasileiros é o caminho para que possamos  reconquistar todos os direitos que perdemos e que foram destruídos pelo governo de Jair Bolsonaro", disse o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o Paulinho.

Marcos Lombardi Cuzzi é presidente da FUTAC - foto: Felix Pereira


Para o presidente da FUTAC, o uruguaio Marcos Lombardi Cuzzi, agradeceu a realização do evento e ressaltou a importância da vitória de Lula para Brasil. "Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais e a tendência é que seja o próximo presidente do Brasil. Sua vitória representará mudanças sociais para Brasil, América e o mundo. No dia 3 de outubro será glorioso para o Brasil com a vitória de Luis Inácio Lula da Silva presidente do Brasil", destacou.


Foto: Felix Pereira 


Ações conjuntas 


Foto:
Secretário Geral da FUTAC, Ricardo Maldonado - Foto: Felix Pereira 
 

Também foi aprovado pelos dirigentes brasileiros e latino-americanos a realização do 3º Congresso da FUTAC, previsto para 2023, o Encontro Internacional das mulheres da FUTAC e CNTTL e a criação de cursos de formação política e ideológica, em parceria com Cuba, para capacitar e qualificar a intervenção sindical dos dirigentes. 

"Foi muito rico os debates do movimento sindical latino-americano e acredito que com nossa união e apoio à candidatura de Lula da Silva para vencer a eleição no Brasil será um momento histórico. Sua vitória será fundamental para toda América Latina", disse o chileno e Secretário Geral da FUTAC, Ricardo Maldonado. 

Paralisação para defender a democracia

Dirigentes de sindicatos de trabalhadores em transporte do Brasil e de importantes categorias latino-americanos  também aprovaram no último dia do Encontro Latino-Americano, realizado no dia (18), a organização de uma paralisação nacional no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, caso aconteça tentativa de golpe de estado no país. 

Segundo informação da Revista Carta Capital, um grupo de empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ter explicitado apoio a um golpe de estado caso o presidente Lula seja eleito nas eleições. As informações são do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, que acompanhou, durante meses trocas de mensagens de um grupo de Whatsapp chamado Empresários & Política.



Fotos: Felix Pereira



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: