Diálogos pelo Brasil: investir no SUS e garantir o direito à saúde

Desde 2017 vemos a diminuição dos recursos para saúde pública dentro do Orçamento. O SUS tem perdido muito e pode comprometer uma geração inteira.

Por: Fundação Perseu Abramo
Publicação: 05/07/2022
Imagem de Diálogos pelo Brasil: investir no SUS e garantir o direito à saúde

Na segunda-feira, 4 de julho, a série Diálogos pelo Brasil, organizada pela plataforma Juntos Pelo Brasil, reuniu especialistas e lideranças para debater a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde com as participações de Humberto Costa, Jandira Feghali, José Augusto Venda, Carlos Lula e Eliana Cruz.

O senador Humberto Costa iniciou o Diálogos relatando os últimos anos, de grande destruição do Sistema Único de Saúde: “perdas na casa dos 37 bilhões de reais, as ações desastradas do governo durante a pandemia, mortes por Covid que poderiam ser evitadas e o quadro do SUS hoje exigem um processo de reconstrução”. Humberto apresentou algumas diretrizes discutidas até hoje para a área da saúde propostas no plano de governo Lula/Alckmin.

“A primeira coisa é cuidar da sociedade brasileira, recuperação das políticas nacionais de vacinação e atendimento adequado aos sequelados pela doença. Temos que ampliar o controle sobre as doenças e promovendo ação integrada. Outra prioridade é enfrentar as doenças crônicas não transmissíveis e fortalecer o atendimento básico”, falou o senador, ainda lembrando temas como participação popular e financiamento, “invertendo a lógica do gasto público, com meta de 6% do PIB”.

A deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB, lembrou que após a tragédia que foi a pandemia, a população brasileira tem muita preocupação com a saúde. “Temos perdas de vidas, sequelas psicológicas em toda sociedade, seja pela perdas ou pelo confinamento, muitos casos de suicídio. Mas temos que realçar que o SUS voltou a ser patrimônio valorizado pela sociedade. Todas as classes sociais passaram a valorizar o SUS e isso tem importância política quando estamos falando de reconstrução. Temos que reafirmar a Constituição e o direito de todos. Não fazemos saúde sem gente e por isso temos que olhar para a carreira dos profissionais da área”, valorizar não só com aumento salarial os mais de três milhões de trabalhadores deste setor.

Feghali fez um chamado para que o debate seja além da defesa do direito à saúde, mas uma luta pela democracia. “Devemos conversar com a sociedade, explicar como funciona um sistema público e as questões federativas, temos que explicar que faltou vontade política para investir”, falou. E também não deixou de relacionar a falta de saúde com a desigualdade social e a volta da fome ao país.

José Augusto Venda, da executiva nacional do Partido Verde e psicanalista, também reafirmou a importância de estarmos preocupados com as sequelas da Covid, assim como as emergências climáticas, que afetam as populações mais carentes, e a volta da fome. “Temos que falar sobre os agrotóxicos e lembrar o que diz o presidente Lula: ações de prevenção e apostar na construçãodas diretrizes do Juntos pelo Brasil”, comentou.

Carlos Lula foi secretário de saúde do Maranhão e coordenou o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde durante a pandemia e também comentou as propostas das diretrizes do plano de governo. “Desde 2017 vemos a diminuição dos recursos para saúde pública dentro do Orçamento. O SUS tem perdido muito e pode comprometer uma geração inteira. Precisamos investir na integralidade da saúde”.

Para Lula, é preciso reconstruir o Ministério da Saúde para reconstruir o sistema e também aproveitar melhor as emendas parlamentares e coordenação federativa.

Valorização dos profissionais de saúde, polos tecnológicos para produção de insumos, equipamentos, medicamentos, vacinas e investimento em pesquisa, fortalecer a atenção primária de saúde, como ordenadora do sistema de saúde, e para garantir gestores qualificados e sensibilizados com esse objetivo estiveram no Diálogos pelo Brasil. Assista a íntegra aqui.

A plataforma Juntos Pelo Brasil, criada para apresentar, debater e permitir a participação popular na construção do plano de governo da chapa Lula-Alckmin iniciou a série “Diálogos pelo Brasil”, espaço para envolver personalidades, especialistas e entidades nacionais para avançar no processo de construção programática.

A plataforma Juntos Pelo Brasil, criada para apresentar, debater e permitir a participação popular na construção do plano de governo da chapa Lula-Alckmin iniciou a série “Diálogos pelo Brasil”, espaço para envolver personalidades, especialistas e entidades nacionais para avançar no processo de construção programática. Para contribuir e acompanhar os debates, visite e participe https://www.programajuntospelobrasil.com.br/#



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: