CNTTL lamenta morte da pesquisadora e médica Margarida Barreto

Ela foi uma das pioneiras no estudo sobre assédio moral e sexual no País, e autora de vários projetos, como o livro “Do Assédio Moral a Morte de Si”.

Por: Redação da CNTTL
Publicação: 03/03/2022
Imagem de CNTTL lamenta morte da pesquisadora e médica Margarida Barreto

Gustavo Morita/Divulgação

É com profundo pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) tomou conhecimento do falecimento da companheira médica Margarida Barreto, nesta quinta-feira, (3).

Doutora em Psicologia Social e integrante pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social da PUC-SP, a médica foi também precursora dos estudos sobre assédio sexual. Assim, ajudou a identificar o impacto das diversas formas de assédio na vida dos trabalhadores.

Ela foi autora de vários projetos, como o livro “Do Assédio Moral a Morte de Si”. Margarida escreveu também, com Roberto Heloani, Assédio Moral – Gestão por Humilhação (Juruá, 2018). Seu trabalho precursor na área é Violência, Saúde e Trabalho. Uma Jornada de Humilhações (Educ, 2003). 

O legado que a vida de Margarida Barreto nos deixa é de inspiração para que sigamos construindo novos possíveis caminhos a partir da luta coletiva contra assédio moral, por condições melhores de trabalho, e em defesa da saúde física e mental dos trabalhadores. 

Direção da CNTTL



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros