Card do Suport-ES
A CNTTL publica a seguir artigo do Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport-ES), que traça uma panorama das conquistas nos acordos coletivos de trabalho junto à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que está ameaçada de privatização.
"Ter salários, benefícios e auxílios maiores que os
oferecidos no mercado geral quer dizer que esses trabalhadores têm
um sindicato combativo, persistente nos seus propósitos,
incansável", destaca trecho do artigo.
O Suport-ES rebate a linha editorial de alguns veículos
da imprensa capixaba que é favorável à venda do porto
público, ao destacar que a Codesa é autossustentável.
"O salário dos trabalhadores é pago pela companhia, e não pelo
governo federal. É fruto do empenho de vários profissionais
altamente capacitados e especializados, muitos operando dia e noite
para receber o que lhes é devido no final do mês".
Leia a seguir:
Benefícios de Funcionários da CODESA são direitos legítimos conquistados em Acordo Coletivo
Os benefícios dos funcionários da Codesa, de carreira ou
comissionados, são direitos conquistados em Acordo Coletivo de
Trabalho (ACT) entre a companhia docas e o Suport-ES, sindicato
legítimo para representar a categoria. Todas as conquistas são
resultado de anos a fio de reivindicações, reuniões, acordos
judiciais, manifestações e até greves, para não retroceder nos
direitos adquiridos para os trabalhadores.
Ter salários, benefícios e auxílios maiores que os oferecidos no
mercado geral quer dizer que esses trabalhadores têm um sindicato
combativo, persistente nos seus propósitos, incansável diante de
tantos nãos.
Também mostra que, na verdade, a grande maioria das empresas
privadas paga menos do que deveria para garantir a subsistência
adequada do trabalhador e de sua família.
A imprensa mesmo sofre com as mazelas da falta de anunciantes e a
decadência do jornal impresso, e se rende ao idealismo econômico
disfarçado de ideologia política para conseguir migalhas para se
manter no mercado.
Aos jornalistas que estão nas redações é pago salário de fome, sem
falar no estresse e no assédio moral. Eles desconhecem o que é ser
bem remunerado e dar condições dignas às suas famílias, talvez por
isso estranhem esse sentimento de dignidade conquistado por muitos
portuários.
Ao contrário de muitos veículos de comunicação, a Codesa justifica
sim sua existência: além de ser um porto estratégico simplesmente
por sua localização geográfica, em 2021 bateu recorde de
movimentação, com 8 milhões de toneladas operadas pelos portuários.
Em 2020, o lucro foi de R$ 30 milhões.
A Codesa é autossustentável, o salário dos trabalhadores é pago
pela companhia, e não pelo governo federal. É fruto do empenho de
vários profissionais altamente capacitados e especializados, muitos
operando dia e noite para receber o que lhes é devido no final do
mês.
Tais benefícios também são conquistas de trabalhadores de outros
terminais portuários e de empresas que trabalham com o justo
reconhecimento aos serviços prestados.
A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais
(Sest), que idealizou o Relatório de Benefícios das Empresas
Estatais Federais (Rebef), é o mesmo órgão que aprova os acordos
coletivos celebrados entre Suport-ES e Codesa, também reconhecidos
no Tribunal de Contas.
Além de gerar impostos para os municípios e Estado, também oferta
empregos para cerca de 30 mil famílias que dependem da atividade
portuária.
Tudo parece mais uma jogada do governo federal para colocar a
opinião pública contra os trabalhadores das empresas estatais
federais, numa disputa onde só quem quer levar a melhor são as
multinacionais, que vão faturar com a compra da Codesa, apenas a
primeira da lista de várias que vão ser vendidas à iniciativa
privada a preço de banana.
Diretoria do Suport-ES
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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