Ferroviários capixabas protestam contra demissões da Vale

O Sindfer ingressou com ações na Justiça e conseguiu reverter cerca de 50 demissões de trabalhadores que estavam com problemas de saúde

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 17/01/2022
Imagem de Ferroviários capixabas protestam contra demissões da Vale

Ato na portaria da Vale no Complexo de Tubarão, em Vitória, foto: Facebook Sindfer

A luta contra as demissões de ferroviários na empresa Vale no Espírito Santo segue forte. Dirigentes do Sindfer-CUT (Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais), filiado à CNTTL, realizaram na manhã desta segunda-feira (17) protesto no Complexo de Tubarão, em Vitória, contra as demissões e exigiram da empresa abertura das negociações da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Segundo o Sindicato, as demissões da Vale estão acontecendo desde dezembro do ano passado e isso está afetando a saúde mental dos demais trabalhadores. 

“Com menos empregados, os que ficaram estão sobrecarregados. Há um clima interno pesado de incerteza entre os empregados, que trabalham sob a pressão psicológica de que podem ser os próximos a adquirirem problemas de saúde e serem descartados”, denuncia o presidente do Sindfer, Wagner Xavier.

O sindicalista disse que as condições de trabalho da mineradora estão adoecendo os trabalhadores. “Não se pode dizer que as condições de trabalho na empresa são análogas à escravidão, mas se assemelham. Em troca de um salário mensal, a Vale suga o corpo, a mente e a alma do trabalhador, provocando nesse empregado um forte esgotamento físico e mental", alerta.

O Sindicato denuncia que não só na base no Espírito Santo e Minas Gerais que esses problemas vêm acontecendo. "A situação é preocupante em todo o país. Trabalhadores nas minas de minério de Minas Gerais e do Norte são submetidos às mesmas condições indignas de trabalho”, completa Xavier.

O Sindfer ingressou com ações na Justiça e conseguiu reverter cerca de 50 demissões de trabalhadores que estavam com problemas de saúde. Segundo reportagem do site Século Diário, cerca de 100 ferroviários da Vale de Vitória foram demitidos nos últimos dois meses.

Abertura nas negociações da PLR
Outra pauta do Sindfer é a reabertura das negociações com a Vale do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Em assembleia realizada em dezembro do ano passado, os trabalhadores  rejeitaram a proposta de PLR rejeitada pela mineradora.

Segundo o Sindicato, a empresa incluiu no modelo de pagamento do benefício um fator de redução de 5% do valor da PLR a todos os empregados que sofrerem algum tipo de punição administrativo ao longo do ano. 
 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: