CNTTL, ABRAVA e CNTRC realizarão 3º Encontro Nacional dos Caminhoneiros no dia 11

As entidades farão balanço da paralisação nacional realizada em 1º de novembro e rá definir os rumos de organização das lutas. 

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 02/12/2021
Imagem de CNTTL, ABRAVA e CNTRC realizarão 3º Encontro Nacional dos Caminhoneiros no dia 11

Card do Evento

Caminhoneiros autônomos e celetistas de todo o país irão se reunir  no próximo dia (11) em Canoas, no Rio Grande do Sul, para realizar o 3º Encontro Nacional da categoria.

O último encontro, realizado no Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro,aprovou o encaminhamento da greve nacional que atingiu algumas regiões do país, no dia 1º de novembro.

Esse novo evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e pela Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e faz parte da agenda de lutas unificadas definida no 1º Encontro da categoria realizado em 18 de setembro, em Brasília. 

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, presidida pelo deputado Nereu Crispim (PSL-RS), também apoia a iniciativa.

O diretor da CNTTL e presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer, disse que o 3º Encontro fará um balanço da paralisação nacional dos caminhoneiros em 1º de novembro e irá definir os rumos de organização das lutas. 

“O movimento do dia 1º de novembro foi extremamente positivo, embora não tenha ganhado o âmbito nacional tivemos forte adesão em algumas regiões do país.  Grande parte dos caminhoneiros autônomos ficou em casa. Só ficar em casa não é necessário porque não dá visibilidade ao movimento”, diz o caminhoneiro.

PARALISAÇÃO ATINGE SEIS REGIÕES DO PAÍS

Levantamento da CNTTL mostra que adesão à paralisação em 1º de novembro mobilizou caminhoneiros autônomos da Baixada Santista (Porto de Santos em SP), em São José dos Pinhais (Paraná), Barra Mansa (Rio de Janeiro),Volta Redonda (RJ), Ijuí (Rio Grande do Sul), Santo Augusto (RS) e em Rio Verde (Goiânia).

Litti elogiou a grande mobilização de todos caminhoneiros que aderiram e destacou a paralisação dos caminhoneiros santistas que, após sete dias de greve no maior Porto da América Latina, conquistaram avanços.

O Sindicam (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomo de Bens da Baixada Santista) firmou acordo com 68 transportadoras que assumiram o compromisso em cumprir a Lei do Piso Mínimo de Frete (nº 13.703/2018), que teve reajuste de 10%. Outra conquista foi o pagamento por parte das empresas dos custos com pedágio e estadia, conforme está garantido em Lei.

PAUTAS DO 3º ENCONTRO

A CNTTL, junto com ABRAVA e CNTRC, continuará o debate das  15 pautas de reivindicações dos caminhoneiros, destacando entre elas: a mudança da política de preços dos combustíveis na Petrobras, que cabe ao governo federal, o retorno da aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), medida que está parada no Senado Federal, e o julgamento da constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Lei Piso Mínimo de Frete (nº: 13.703/2018).

Outros temas que serão debatidos são necessidade de melhoria e criação de Pontos de Parada e Descanso (Lei 13.103/2015), o Exame Toxicológico e o Marco Regulatório do Transporte.  

“Neste 3º Encontro vamos continuar fortalecendo a nossa organização. A Luta faz a Lei e muda a vida”, finaliza Litti.

Serviço
3º Encontro Nacional dos Caminhoneiros – CNTTL, ABRAVA E CNTRC

Data: 11 de dezembro (sábado)
Local: Park Hotel de Canoas, no Rio Grande do Sul 
Horário: 9h às 18h



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: