Seminário Internacional debaterá a Saúde Mental dos trabalhadores na aviação

A iniciativa é da sindicalista, Patrícia Gomes, diretora do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), que alerta: "é urgente o movimento sindical debater o adoecimento mental dos trabalhadores da aviação neste momento de crise sanitária e econômica que o Brasil passa".

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 17/11/2021 às 13:53 - Atualização: 17/11/2021 às 21:47
Imagem de Seminário Internacional debaterá a Saúde Mental dos trabalhadores na aviação

evento internacional

A pandemia de COVID-19 ocasionou profundas transformações no mundo do trabalho e tornou as relações trabalhistas ainda mais degradantes para os trabalhadores e trabalhadoras.

E os impactos na saúde física, psíquica e mental dos trabalhadores são preocupantes. Levantamento da International Stress Management Association, mostra que 70% da população economicamente ativa do Brasil sofre de estresse clínico, sendo que 30% deste total já atingiram o Burnout em algum momento.

Para debater as consequências e apontar caminhos para mitigar esses efeitos, pesquisadores, sindicalistas e especialistas em saúde do trabalhador irão realizar nos dias 23, 24 e 25 de novembro o Seminário Internacional de Saúde Mental e Riscos Psicossociais do Trabalhador do Transporte com ênfase na aviação". O evento será realizado de forma online das 18h às 20h, com transmissão pelo canal do Youtube (abaixo).

A iniciativa do evento é da sindicalista, Patrícia Gomes, diretora do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), responsável pela coordenação da Região Sul, que alerta: "é urgente o movimento sindical debater o adoecimento mental dos trabalhadores da aviação neste momento de crise sanitária e econômica que o Brasil passa".

“O assunto no mundo sindical é um tabu. O processo pandêmico agravou a violência no trabalho e com a precarização veio a retirada de direitos. Os processos das empresas são focados nos resultados e não levam em conta a condição de saúde mental dos trabalhadores em geral”, explica a dirigente.

Patricia defende que é importante o movimento sindical dar atenção ao problema, buscando três pilares: primeiro falar sobre o tema, segundo abrir espaços para cuidados com esses trabalhadores, com ajuda de profissionais, e terceiro tratar essa demanda com dados embasados em pesquisa.

“Nosso evento conta com apoio de pesquisadores da academia, como a Universidade Federal de Santa Catarina.  Temos experiências positivas no movimento sindical. Uma delas é a dos bancários que efetivaram ações importantes na defesa da saúde dos trabalhadores", relata.

A dirigente sugere que todos os sindicatos do ramo dos transportes tornem “visível” a discussão sobre o tema e busquem incluir nas seus acordos coletivos de trabalho/convenções a normativa 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que é o primeiro tratado internacional sobre violência e assédio no mundo do trabalho que entrou em vigor em 25 de junho deste ano.

 

Programação e inscrições 

O Seminário Internacional será transmitido ao vivo de forma online, das 18h às 22h, pela plataforma Youtube (confira abaixo).Serão três dias de reflexões sobre temas relacionados à saúde mental no mundo do trabalho da aviação. Os interessados em participar podem se inscrever pelo https://www.even3.com.br/siaviacao/

O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS), da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes),  do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), da Clínica Psicanalítica do Trabalho e da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).


PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Dia 23/11/2021 (Terça-feira) – 18h às 22h

Palestra: A luta sindical dos trabalhadores do transporte na aviação civil

Palestrantes: Dina Feller, Madalena Margarida da Silva, Mara Meiry, Patrícia Luzia Gomes

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=r-TpPq36ndU

Dia 24/11/2021 (Quarta-feira) – 18h às 22 h

Palestra: Vivências e enfrentamentos: violência, assédios e saúde mental no cotidiano do trabalho

Palestrantes: Lelita Benoit, Álvaro Quintão, Ricardo Maroucco, Mauro Matias, Patrícia Luzia Gomes

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=miG4PdNg3FM


Dia 25/11/2021 (Quinta-feira) – 18h às 22h

Palestra: Violências e assédios no trabalho: atualidade e perspectivas nacionais

Palestrantes: Thamires Cristina da Silva, Jorge Alfredo Gimenez Peralta, Antônio Carlos Mello, Malu Seixas, Luiz Eduardo de Siqueira Thiago, Fernando Carvalho Lima Ramos

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IGEfNZcPCcs


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: