foto: Guterra em Encontro com Lula e sindicalistas
O presidente interino da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), Eduardo Guterra, participou do Encontro do ex-presidente Lula com os sindicalistas da CUT e das entidades representativas dos servidores públicos, na quinta-feira (7), em Brasília.
Lula reuniu-se com os dirigentes que atuam em defesa do funcionalismo público para debater a defesa dos serviços públicos e das estatais brasileiras, que tem sido atacadas pelo Governo Federal. Lula manifestou apoio à luta das entidades contra PEC-32, a reforma administrativa de Bolsonaro, que se for aprovada pelo Congresso acabará com os empregos dos servidores e serviços públicos no país.
Guterra fez uma fala em defesa das empresas públicas de transportes que estão ameaçadas de privatização, entre elas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Companhia Docas do Espirito Santo (CODESA).
Repensar a luta
No encontro, Lula destacou a importância da mobilização que a CUT e diversas entidades têm feito contra a PEC 32 desde que a proposta foi apresentada no Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro.
Entretanto, ele ressaltou que, embora a luta tenha sido fundamental para tardar a votação da proposta no Plenário da Câmara, é necessário repensá-la para que o projeto seja enterrado de vez.
Para Lula, é preciso que a militância dialogue os parlamentares favoráveis à PEC 32, destacando os prejuízos que ela trará à população mais vulnerável,
"Eu acho que temos que modelar nossa briga para conquistar mais
coisas. Todos os deputados têm apenas uma porta de saída para vir a
Brasília, que são os aeroportos. Eles não têm medo de manifestação
na Esplanada nos Ministérios. Por isso, o deputado precisa ser
pressionado na rua e na cidade em que ele mora. Dessa forma,
teremos mais força de pressão em cima deles", disse.
Demonização do servidor
Outro ponto abordado por Lula em seu discurso foi a demonização do servidor público, narrativa que tem sido reforçada por Bolsonaro e sua base governista. O ex-presidente relembrou que, em 1989, quando foi candidato à presidência da República, a falácia do servidor como vilão da administração pública já era levantada por outros candidatos. Na época, coube a Lula apresentar diversos levantamentos demonstrando que não era bem assim. Outros países, inclusive, já apresentavam maiores médias de servidor por população do que o Brasil.
PEC 32 destrói serviços públicos
No encontro, sindicalistas representantes de diversas categorias ressaltaram a importância dos serviços públicos para o país e denunciaram como a PEC 32 põe fim ao amparo do Estado à população mais vulnerável. O deputado Rogério Correia (PT-MG), um dos parlamentares que tem sido firme na luta contra a PEC na Câmara dos Deputados, destacou que, para além da defesa do servidor público, a mobilização contra a PEC é também necessária para preservar os serviços públicos e o povo brasileiro.
"O que está proposto na PEC 32 não é uma reforma. Reforma é coisa boa. O que estão pretendendo é desmontar os serviços públicos e o último substitutivo é o pior de todos já apresentados. Por isso, é importante que ampliemos a luta e não deixemos que ele seja aprovado no Plenário", disse.
O mesmo entendimento é compartilhado pelo vice-presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, que acredita que a questão a PEC 32 é uma questão do cidadão brasileiro. "O povo precisar saber que serviço público é direito. O Estado tem a obrigação e o servidor é instrumento para isso (prestação). Seguiremos em luta pela vida, pela cidadania e contra o interesse mercadológico que quer colocar as mãos nas riquezas do Brasil”, afirmou o vice-presidente nacional da CUT, Vagner Freitas.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL