Voo Seguro: CNTTL apoia luta da FENTAC em defesa do emprego dos mecânicos de aeronave

Os aeroviários de Guarulhos no Aeroporto Internacional decidirão em assembleia virtual nesta terça-feira (31) se irão parar contra as demissões

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 30/08/2021
Imagem de Voo Seguro: CNTTL apoia luta da FENTAC em defesa do emprego dos mecânicos de aeronave

Foto: IStock

Entidades sindicais do setor da aviação civil, filiadas à CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), estão preocupadas com as medidas de redução de custos e precarização de mão de obra adotadas pelas empresas aéreas que colocam em risco a segurança de voo das aeronaves.

O alerta foi feito pela FENTAC-CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil) e pelos sindicatos aeroviários filiados, que denunciam novamente a tentativa das empresas aéreas em querem acabar com a profissão do mecânico de aeronave/pista, que tem amplo conhecimento técnico. A intenção das empresas é substituí-los por mão de obra sem licença para trabalhar em aviões.

O sinal amarelo das entidades sindicais acendeu após circular nas redes sociais um suposto e-mail “da contratação de auxiliares de mecânicos pela empresa GOL”. A FENTAC enviou ofício à ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), no último dia 27 de agosto, pedindo uma audiência para esclarecer o assunto.  

“Nosso intuito é defender a importância do mecânico de manutenção de aeronaves, profissional fundamental para a segurança de voo. Uma mudança nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) que retire a presença desses profissionais pode colocar em risco a segurança de voo. Não há acostamento no céu, uma vez que aconteça problemas, podem ser fatais”, alerta o presidente da Federação Nacional, Paulo Alexandre.

Também protocolaram pedidos de audiência o SNA (Sindicato Nacional de Aeroviários) e a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).  Até o momento, a ANAC não agendou as reuniões solicitadas pelas entidades.

Assembleia decidirá Greve no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Em comunicado, o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), informa que a categoria decidirá se prefere aguardar audiência com a ANAC ou aprovar greve no maior aeroporto do Brasil, até que as empresas revejam e cancelem as demissões dos profissionais.

Histórico das lutas em defesa do mecânico de aeronave

Essa não é a primeira vez que as empresas aéreas tentam acabar com a profissão de mecânico de pista no Brasil. As entidades sindicais da aviação fizeram o primeiro alerta sobre a precarização do serviço de manutenção em 2015, com a divulgação de uma carta dos mecânicos da Latam da América do Sul.

Naquela época, a carta assinada pela FENTAC sensibilizou muitos passageiros nas redes sociais. Em um dos comentários, uma passageira considerou a situação gravíssima. “Precarizar o serviço de manutenção das aeronaves é colocar em risco, deliberadamente, a vida de milhares que usam seus serviços. Esperemos que providências sejam tomadas, ante essa tragédia anunciada”, comentou a passageira. A notícia na página do facebook da FENTAC  teve mais de 140 mil acessos e 35 mil visualizações. 

Dados da  Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (ABMMA) revelam que mais de 3.500 profissionais foram demitidos em 2015 e não conseguiram retornar ao mercado de trabalho devido à política de redução de custos com o setor de manutenção praticada pelas empresas.  

Segundo a FENTAC, estima-se que 10 mil mecânicos de aeronave estão empregados hoje no país. As empresas chegaram a justificar que as aeronaves não precisam do mecânico de pista porque são “modernas” e que não há exigência de um profissional para a tarefa de inspeção.

Para a FENTAC e os sindicatos filiados, essa prática é extremamente grave porque pode acarretar consequências desastrosas e colocar em risco a vida e a integridade de milhões de passageiros que voam nos aviões das companhias.

Mecânico garante que o avião voe em segurança

Para conscientizar os passageiros sobre a importância da função do mecânico de pista na inspeção das aeronaves, a FENTAC e os sindicatos aeroviários filiados lançaram em 2017 a Frente Nacional para Manutenção da Aviação Segura (FNMAS). Uma das ações dessa Frente foi a distribuição do informativo: “Cuidado! Seu Voo Corre Risco”. (Baixe o link da cartilha)

O informativo foi entregue para os passageiros no embarque e desembarque nos aeroportos de Campinas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis,  Belém, Fortaleza, entre outros terminais do país.  Também foi criado um abaixo-assinado virtual no Avaaz em defesa da profissão na internet.


Capa da publicação da FENTAC divulgada em 2017 - fotos: Istock getty images - criação: Mídia Consulte

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: