foto: Suport-ES
Já inciou em várias localidades do país a vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor portuário. Essa conquista é resultado da grande mobilização nacional realizada pelos sindicatos e Federações, entre elas, FNP ( Federação Nacional dos Portuários), no dia 7 de maio. O protesto paralisou por duas horas 34 portos brasileiros.
Os portuários reivindicaram dos governos estaduais e prefeituras a vacinação prioritária da categoria, que exerce trabalho essencial, atua na linha de frente, ficando diariamente exposta ao novo coronavírus.
Essa luta pressionou o Ministério da Saúde a liberar as doses para a categoria e no último dia 25 de maio os portuários e trabalhadores do setor aéreo foram incluídos na 7ª Edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.
Os sindicatos portuários da base da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) do Espírito Santo, Rio de Janeiro e do Rio Grande Sul noticiaram a vacinação.
Os portuários cariocas receberam a primeira dose no armazém
18 do Porto do Rio. O calendário continua no próximo dia (7).
(foto Rio)
Em Vitória, o trabalhador avulso do Suport-ES, Jonas Cardoso
Manoel, de 58 anos, que trabalha na função de operador de
empilhadeira, foi o primeiro a ser vacinado contra a
Covid-19.
“Esse período antes de ser vacinado quase me levou a perder a carteira do Ogmo. Evitei ir a Portocel por conta do risco de me contaminar nas instalações ou durante o transporte. Tenho mulher, filho, neto e todos moramos debaixo do mesmo teto. Eu tive medo de trabalhar e contaminar minha família, antes perder o trabalho à minha família”, disse o companheiro, que é portuário há 34 anos.
A cerimônia da vacinação dos portuários capixabas aconteceu no último dia, 28 de maio, no Palácio Anchieta, sede do governo do Estado.
O presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto, destacou que a vacinação no Estado só teve início depois de muita luta. “Temos sido implacáveis na cobrança de soluções para a proteção dos trabalhadores, o que culminou num movimento de paralisação das atividades portuárias no início do mês, dada a gravidade e o alcance dessa pandemia para o seio da família e levando muitos de nós a óbito", disse.
Em vídeo, dirigentes do SindiPortuários -- do Rio Grande do Sul -- disseram que "o processo de vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras portuários/as foi uma vitória da categoria que não parou nenhum minuto durante a pandemia, e que se encontra na linha de frente do desenvolvimento do município, Estado e país".
Vacinação dos portuários gaúchos:
Fonte: JP Foto & Vídeo, imagens de apoio Portos do Rio Grande
do Sul
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Tags: #vacinação #transportes
Mídia
Canal CNTTL