Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas é criada pelo Senado

A iniciativa é do senador Zequinha Marinho (PSC)

Por: Redação CNTTL com assessoria do senador
Publicação: 12/03/2021
Imagem de Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas é criada pelo Senado

entregadores foto: Google

O atual momento de pandemia mudou o padrão de consumo das pessoas. Por conta das medidas de isolamento social, grande parte da população passou a contar com o serviço de motofretistas para entrega de mercadorias.

Na maior cidade brasileira, São Paulo, o número de profissionais que atua com o motofrete cresceu cerca de 40% em um ano. Os dados são do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP) e observados como uma tendência em todas as regiões do país. 

Em defesa dessa categoria, o senador Zequinha Marinho teve aprovado o seu projeto que cria a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas (FPMDM).

“Juntamente com essa demanda crescente no mercado de trabalho, observamos um aumento das questões e dificuldades variadas do setor. Precisamos avançar com propostas que fortaleçam e deem mais dignidade a estes profissionais”, comentou o senador Zequinha Marinho.

Além de acompanhar a tramitação de matérias no Senado e na Câmara que tratem de temas relacionados a categoria dos mototaxistas e motofretistas, a frente irá promover debates, seminários e eventos pertinentes ao tema.  

“Essa frente foi uma grande vitória. Ela vai atender tanto os trabalhadores autônomos como aqueles com carteira assinada. Na semana que vem a Fenamoto vai encaminhar uma proposta para a Frente para que possamos imediatamente fazer um debate da questão dos aplicativos”, declarou o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Motociclistas Profissionais e Autônomos (Fenamoto), Nonato Alves.

O relator do projeto, senador Weverton (PDT-MA) pontuou a iniciativa do senador Zequinha Marinho como meritória e oportuna. Ele lembrou que o crescimento vertiginoso e descontrolado da categoria de mototaxistas e motofretistas tem provocado “estatísticas tristes”. Ele atribui à falta de cursos profissionalizantes o aumento de acidentes que “vêm ferindo e matando seus condutores e pedestres de modo preocupante”.

No entendimento dos senadores, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas poderá oferecer a esses profissionais, e, paralelamente, os usuários de seus serviços, soluções e instrumentos capazes de diminuir os riscos dessa atividade e, ao mesmo tempo, aumentará a qualidade do trabalho que eles prestam à população.

 


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: