CNTTL apoia luta do funcionalismo contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro/Guedes

Confira as seis mentiras contra os servidores espalhadas pelo governo federal

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 18/09/2020
Imagem de CNTTL apoia luta do funcionalismo contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro/Guedes

card| Confetam

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional a proposta de Reforma Administrativa. A PEC 32/2020 de Paulo Guedes, Ministro da Economia, é preocupante e  abre brechas para uso político/partidário de cargos públicos, ataca direitos que são conquistas históricas do funcionalismo, além de desmontar e precarizar a carreira dos trabalhadores da saúde e educação.

As  justificativas de Bolsonaro/Paulo Guedes para enviar ao Congresso Nacional essa PEC sobre a reforma administrativa são engodos que escondem o óbvio: facilitar as condições das privatizações, inclusive com mais poderes para acabar com órgãos públicos, entregar empresas estatais, sem passar pelo Congresso Nacional. 

A reforma administrativa anunciada é, tão somente, mais um generoso presente do governo ao mercado, às custas da sociedade. O foco dessa reforma na visão do ministro Paulo Guedes, que desrespeitou os servidores chamando-os de parasitas, é acabar com todos os serviços públicos e entregar o Estado aos grupos econômicos parceiros.

A CNTTL em conjunto com os movimentos  sindical e sociais e outros setores da sociedade brasileira apoia JORNADA EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

A Confederação se soma às pautas das entidades pela revogação da Emenda 95 do teto dos gastos, a garantia dos recursos do SUS e da Educação nos percentuais fixados pela Constituição de 1988,  e pela realização de concursos públicos e,  ao mesmo tempo, rigoroso combate aos sonegadores, taxação das grandes fortunas, dos lucros e dividendos – especialmente dos bancos. 

"Para barrar essa nefasta Reforma, é preciso defender o serviço público e explicar à população a importância dos serviços públicos. Serviço público é direito do povo! Os parlamentares devem votar contra essa Reforma", frisa a Direção da CNTTL.

 

VEJA AS MENTIRAS DA REFORMA ADMINISTRATIVA- DIGA NÃO!

 

Mentira número 1. O Brasil tem muitos servidores públicos.

Não é verdade. De 30 países analisados, o Brasil foi apenas o 26º no tamanho do serviço público. Temos apenas 12% da população ocupada trabalhando no serviço público seja municipal, estadual ou federal, número menor que o de países como Reino Unido (23,5%), África do Sul (17%) e Portugal (16%).

 

Mentira número 2. Todo servidor ganha muito e é marajá!

Não é verdade, a metade ganha menos que três salários mínimos e a grande maioria ganha menos que quatro salários mínimos! Os grandes salários se encontram no Poder Judiciário e no alto escalão das forças armadas, que se encontram justamente fora da reforma!

 

Mentira número 3. Os servidores públicos ganham muito mais que nas empresas privadas!

Não é verdade! Peguemos por exemplo os profissionais com ensino superior, a média salarial no serviço público é de R$4.205,00 já nas empresas privadas é de R$ 5.000,00 reais! A questão é que nos serviços públicos a grande maioria possui curso superior devido à exigência do concurso, infelizmente coisa rara para a maioria da população brasileira.
 

Mentira número 4. As despesas com o pessoal estão fora de controle!

Mais uma mentira! As despesas do pessoal e encargos da União se encontram hoje no mesmo patamar de vinte anos atrás (4,4% do PIB). Além disso, as despesas com servidores ativos federais representam apenas ¼ da receita líquida da União. Diferente da divida público e os juros que pagamos aos bancos que consomem cerca de 50% do nosso orçamento!


Mentira número 5. Servidores tem aumento automático! Mentira!

Essa bobagem vem sendo contada pelo Ministro Paulo Guedes, o mesmo que chamou os servidores de parasitas. Enfim, não existe aumento automático. Como em qualquer atividade, os trabalhadores do setor público têm o direito em reivindicar em sua data-base, na Campanha Salarial, aumento salarial e melhorias nas cláusulas sociais e econômicas dos respectivos acordos coletivos de trabalho. Se hoje os funcionários público tem conquistado reajustes é fruta da luta, mobilização organizadas pelos sindicatos de trabalhadores.

Mentira número 6. E por fim a questão da estabilidade!

A estabilidade serve para impedir que políticos que ocupem cargos de chefia chantageiem e ameacem seus subordinados com a demissão! Imaginem os servidores da prefeitura da atual gestão sem estabilidade? A estabilidade inclusive evita a corrupção, até por que as rachadinhas acontecem somente nos cargos comissionados como em recente caso nesta mesma Casa de Leis! Ou mesmo nos depósitos do então comissionado Queiroz na conta de Michelle Bolsonaro! Enfim, questionar a estabilidade e abrir a porta de entrada da corrupção no serviço público e somente os desavisados ou os corruptos podem defender isto.

Assista ao vídeo do vereador de Cascavel, Paulo Porto -PT sobre as mentiras dessa Reforma:



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: