Rio Grande do Norte: Portuários do Porto-Ilha estão em greve por tempo indeterminado

Movimento teve início nesta quinta-feira, 10. CODERN entrou na justiça com pedido de ilegalidade, mas foi derrotada. Luta é pela manutenção do emprego diante da privatização

Por: Gislene Madarazo da Redação da CNTTL com informações do Agora RN
Publicação: 11/09/2020
Imagem de Rio Grande do Norte: Portuários do Porto-Ilha estão em greve por tempo indeterminado

Trabalhadores portuários do Terminal Salineiro de Areia Branca, mais conhecido como Porto-Ilha no Rio Grande do Norte, decretaram greve por tempo indeterminado na quinta-feira, 10 de setembro.

Eles reivindicam, entre outros pontos, uma resposta da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) sobre o futuro arrendamento do terminal.

Mais de 100 trabalhadores podem ser demitidos, segundo estimativa do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do estado (Sinporn). O Porto-Ilha está entre os 11 ativos de infraestrutura de transportes colocados para arrendamento pelo governo Bolsonaro em junho passado.

“A tendência é que todos os atuais portuários sejam demitidos com a chegada do arrendatário. Já enviamos ofício com questionamentos pois precisamos de uma definição”, destaca o presidente do Sinporn, Pablo Barros.

Na pauta de reivindicações também está o fim de condições precárias de trabalho, exoneração do gerente Roberto Santoyo - acusado de práticas de assédio moral, cumprimento das escalas de trabalho previstas no acordo coletivo, fim da terceirização ilegal de trabalhadores e fim do cerceamento de acesso aos dirigentes sindicais às instalações da Codern.

Além de não negociar com o Sindicato, a estatal federal entrou na justiça para acabar com o movimento grevista, mas foi derrotada.

“A luta segue em defesa dos empregos, dos trabalhadores e do Porto-Ilha, que é patrimônio do povo de Areia Branca, do Rio Grande do Norte e do Brasil”, reforça o Sindicato.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: