Mulheres participam da Marcha das Margaridas

Cerca de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais de todo o país


Publicação: 21/08/2007
Imagem de Mulheres participam da Marcha das Margaridas

           Cerca de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais de todo o país iniciaram na terça-feira, dia 21/08, a Marcha das Margaridas 2007. As trabalhadoras ficarão acampadas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade até o dia 22/8, último dia da atividade, quando marcharão até a Esplanada dos Ministérios e farão ato político em frente ao Congresso Nacional.

         Segundo a programação, as mulheres realizarão cinco mesas de debates simultâneos. As ministras Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, além de Maria da Penha, símbolo de luta contra a violência doméstica, estão entre as convidadas. Outros temas como previdência rural, emprego, renda e agroecologia também fazem parte da programação.

          A Marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e CUT, e tem como parceiros Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (REDELAC) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (COOPROFAM).

Economia Solidária  

            Além das atividades políticas, a Marcha das Margaridas será um espaço para as trabalhadoras rurais exporem produtos elaborados por elas. A Feira Solidária das Margaridas será um momento de socialização e troca de produtos com base nos preceitos da economia solidária.

        Quem foi Margarida Alves 

         A mobilização das mulheres trabalhadoras rurais recebe o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à ex-líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. Ela foi assassinada em 1983, na porta de sua casa, por latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba.

O que é a marcha?

         A Marcha das Margaridas é uma estratégia política construída e consolidada pelas mulheres trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero.

           A marcha é organizada pela Contag e CUT e conta com a parceria do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (REDELAC) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Cooprofam).

Fonte: CUT -DF 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros