Dia 28: Categorias em Campanha Salarial participam de ato em SP

A atividade marcará os 26 anos de fundação da CUT, considerada a maior Central Sindical da América Latina e a quinta maior do mundo.


Publicação: 27/08/2009
Imagem de Dia 28: Categorias em Campanha Salarial participam de ato em SP

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza na sexta-feira, 28 de agosto, ato em conjunto com as categorias profissionais que estão em Campanha Salarial neste segundo semestre. Participarão metalúrgicos, bancários, petroleiros, químicos entre outras categorias que mostrarão para a população a importância de valorizar os salários para que o Brasil supere a crise econômica mundial.  Segundo dados da CUT-SP, cerca de 1,5 milhão de trabalhadores têm database neste período. 

A atividade marcará os 26 anos de fundação da CUT, considerada a maior Central Sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. A concentração do ato acontecerá em frente à sede da Central, no Brás, e depois os manifestantes sairão em passeata até a Praça Ramos, no centro de São Paulo. O ato divulgará as principais bandeiras de lutas dos trabalhadores Campanha.

 

Bandeiras

A manifestação também destacará outras reivindicações. Os petroleiros, por exemplo, colocarão a defesa do pré-sal como ponto de pauta, os metalúrgicos apresentarão propostas de interesse  da sociedade,  como a redução do spread bancário (diferença entre os juros que os bancos cobram dos juros que pagam) e a obrigação dos bancos privados concederem crédito no mesmo nível que os bancos públicos.

 

História

A CUT - Central Única dos Trabalhadores – foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT).

Surge a CUT A CUT surgiu na época da ditadura, cenário de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais.

O nascimento da CUT como organização sindical brasileira representa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada de trabalhadores e trabalhadoras na política nacional.

 

Representação

A maior central sindical da América Latina e a 5.ª maior do mundo, representa, segundo dados de 2004:

3326 - Entidades Filiadas 7.468.855 - Trabalhadoras e Trabalhadores Associados 22.487.987 - Trabalhadoras e Trabalhadores na Base

 

Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT

Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros

Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros